sexta-feira, 8 de maio de 2015

MÃE ASSUME DUAS CRIANÇAS APÓS TROCA DE BEBÊS NA MATERNIDADE

R7 


Rita e os filhos Giuliano e Vitor Hugo - foto: reprodução
(Foto: Eduardo Gouvea /Gazeta de Votorantim)


O que poderia ter sido um grande transtorno na vida da dona de casa Rita Ribeiro da Silva, de 37 anos, se tornou uma dupla felicidade. Seu bebê foi trocado na maternidade em 2004, em hospital de Votorantim, na região de Sorocaba. Rita percebeu que seu bebê Giuliano não tinha os traços da família. “Sou negra e o bebê era branquinho, de olhinhos claros. Aí o meu marido, também escuro, veio me acusando, dizendo que eu o tinha traído. Ele até saiu de casa”, contou à imprensa.

Rita retornou ao hospital apurar a possível troca de bebês, e depois de muita insistência da parte dela, logo descobriram que seu filho podia ter sido levado por um casal da cidade vizinha, já que a mulher dera à luz em horário semelhante na mesma maternidade.

Exames de DNA confirmaram que Vitor Hugo, a criança que estava com a outra mãe, era o filho biológico de Rita.

Nesses casos, o Ministério Público determina que, no processo de destroca dos bebês, as duas mães convivam na mesma residência com os filhos durante duas semanas. Mas Rita percebeu que a outra mãe não tinha amor pelo filho biológico.

“Quando recebi o Vitor Hugo de volta, ele estava com sarna e piolhos. Eu estava amamentando o Giuliano e passei a amamentar também o Vitor Hugo. Quando a outra mãe levou o Giuliano embora, fiquei com aperto no coração”, contou. Algum tempo depois ela retornou, admitindo que não teria condições de cuidar do filho biológico.

Ao ver que a mãe da outra criança recusava o próprio filho, Rita lutou na Justiça até conseguir autorização judicial para ficar com as duas crianças. Agora, a Justiça acaba de reconhecer que a “mãe em dobro” tem direito a uma indenização pelo drama que viveu.

O advogado que passou a cuidar do caso, José Roberto Galvão Certo , disse que as duas famílias são muito pobres, mas Rita tem um instinto maternal que a diferencia. Tanto que, passados passados 11 anos, Giuliano também não queria viver com a mãe biológica, preferindo ficar com Rita. A Justiça, então, não teve dúvida em autorizar a adoção do Giuliano para Rita, que passou a ser a mãe de direito das duas crianças. Um final feliz para essas crianças e para essa mãe cheia de amor!

Por Jessica Moraes


Sofia come papinha pela primeira vez e mãe comemora: 'sonhava com isso'

Natália de Oliveira
Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Por conta de síndrome rara, bebê só era alimentada através de uma sonda.
Sofia passou por um transplante de cinco órgãos do aparelho digestivo.


Fonoaudióloga foi quem deu o primeiro alimento
na boca de Sofia (Foto: Patrícia de Lacerda)


Sofia se recupera bem depois da cirugia no hospital Jackson Memorial, em Miami (Foto: Divulgação/ Campanha Ajude a Sofia)


Depois de um ano e quatro meses do seu nascimento, a menina Sofia Gonçalves de Lacerdasentiu pela primeira vez o sabor de um alimento nesta sexta-feira (8). A bebê recebeu na boca uma papinha de banana da fonoaudióloga do Jackson Memorial Hospital, em Miami, nos Estados Unidos, onde ela está internada desde o dia da cirurgia em que foi submetida para o transplante de cinco órgãos. Sofia nasceu com uma síndrome rara, intitulada Berdon, doença que afetou todo o seu sistema digestivo.


Anteriormente, a menina era alimentada apenas por nutrição parenteral, quando uma solução manipulada pelo médico é aplicada diretamente na corrente sanguínea. A cirurgia para o transplante dos cinco órgãos (estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado e cólon), realizada no dia 10 de abril, durou cerca de dez horas e, mesmo depois de um mês do procedimento, a menina se recupera bem, só tendo apresentado uma infecção urinária ao decorrer dos dias, que já foi controlada com o uso de antibióticos.

O momento em que ela receberia comida na boca pela primeira vez era muito aguardado pela mãe da menina, Patrícia de Lacerda. Em entrevista ao G1, ela contou que quando a médica foi avisá-la que Sofia iniciaria nesta sexta-feira a estimulação para comer, começou a tremer muito, de tão emocionada que ficou. "Tremia tanto, sempre sonhei com o dia de ver minha filha comer. Muitas vezes deixei de comer, porque sabia que ela não podia. Era como se fosse errado eu poder e ela não", desaba emocionada a mãe.

Ainda de acordo com Patrícia, Sofia aceitou até que bem o alimento, ao levar em conta que foi a primeira vez que ela teve contato com sabores na vida. "É um passo a mais nesta trajetória, sonhava com isso há muito tempo. Mas ela precisa aprender a comer ainda e a gostar dos sabores. Como nunca comeu antes, ela se recusou um pouco, comeu só um 'pouquinho', mas o pouco que engoliu é muito pra nós [ela e o marido]", garante.

Vídeo
Nas imagens enviadas pela mãe à redação do G1 é possível ver o momento que a menina recebe o alimento pela primeira vez na boca (veja vídeo acima). "Ela conseguiu sentir o sabor sem naúseas, isso já é muito bom, mas minutos depois que terminou toda a papinha, vomitou", conta a mãe que fez questão de explicar que isso é normal, conforme os médicos lhe explicaram, já que o organismo da bebê ainda não está acostumado a receber alimento. "É tudo novidade pra ela. Vamos ter que ensiná-la do zero e, aos poucos, ela vai se acostumando".

O médico brasileiro que comandou a cirurgia da Sofia no hospital de Miami, Rodrigo Vianna, contou ao G1 que a iniciativa de começar a alimentar a menina pela boca é resultado da evolução do quadro clínico da paciente. “Temos que começar devagar, porque ela não está acostumada a comer. Mas o plano é iniciar este treinamento para que daqui alguns meses ela possa receber grande parte das calorias pela boca”.

Mesmo diante da boa notícia, Patrícia faz questão de pedir para que todos que acompanham o caso de Sofia, seja através da mídia ou das redes sociais, continuem rezando para que a recuperação da menina seja tranquila. "Vamos continuar com as nossas orações, sempre na fé e na positividade, pedir ao nosso grandioso Deus que continue dando a ela força e que seu pós-operatório continue tranquilo", finalizou a mãe.

Superou as expectativas
Devido à complexidade da síndrome de Berdon,os médicos estimaram, no dia do seu nascimento, que Sofia não passaria de um ano de vida. Porém, a menina contrariou as estatísticas e a medicina e comemorou seu primeiro aniversário no dia 24 de dezembro de 2014. "Quando temos fé, o impossível não existe. Quando temos perseverança, o impossível é possível. E a Sofia continua lutando com fé. Foi um ano de muitas batalhas, muitas dores, muitos procedimentos, mas ela conseguiu vencer, sempre se manteve forte e com o seu sorriso encantador", disse Patrícia ao G1 na época.

Desde que nasceu, no hospital da Universidade de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, Sofia nunca esteve na casa dos pais, que moram em Votorantim (SP). Ela passou pelo Hospital Samaritano, em Sorocaba (SP) e pelo Hospital das Clínicas de São Paulo (SP). E, neste período, passou por três cirurgias, mas ainda necessitava de atendimento especializado para a síndrome rara e para o transplante multivisceral, ou seja, de vários órgãos, que não era realizado no Brasil.

Por conta disso, Sofia foi transferida, em julho do ano passado, para o Jackson Memorial Hospital, em Miami, nos Estados Unidos, especializado nesse tipo de procedimento. Mas isso só foi possível depois de muita luta na Justiça, já que a família da pequena não possui condições financeiras suficientes para arcar com os custos do tratamento fora do país, que está avaliado em R$ 2 milhões.

Peça que aborda racismo é atração nesta sexta-feira em Votorantim

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Entrada para o espetáculo 'Adivinhe quem vem para o jantar' é gratuita.
Ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência no teatro.

Na peça, rapaz leva noiva de outra etnia para jantar com os pais (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Votorantim)

O Teatro Municipal “Francisco Beranger", em Votorantim (SP), recebe nesta sexta-feira (8) a peça teatral "Adivinhe quem vem para o jantar", às 20h. A história é de conscientização e mostra o racismo ainda presente na sociedade. A entrada é gratuita e a classificação é livre, mas é necessário retirar o ingresso uma hora antes do início.

O espetáculo, que tem duração de 50 minutos e conta com 5 atores, apresenta os pais de um moço branco que dizem ser liberais, progressistas, intelectuais e antirracistas. Mas quando o filho chega de viagem e leva a noiva que é de uma etnia diferente para jantar, eles começam uma discussão de valores, retratando que quando a questão entra pela porta de casa, as coisas mudam um pouco de figura.

A obra é inspirada no filme norte-americano “Adivinhe Quem Vem para Jantar”, vencedor de dois Oscars, de Stanley Kramer, 1967. O teatro fica localizado na avenida Newton Vieira Soares, 291, no Centro.

Legislativo aprova projeto direcionado às providências para sinalização de obras::::

 É comum encontrar na cidade obras sendo realizadas por empresas concessionárias de serviços, nas áreas de saneamento básico, telefonia, TV e Internet a Cabo, energia elétrica e outros, e muitos dos serviços executados, em alguns casos requerem o fechamento das vias públicas, pois necessitam romper o pavimento ou calçada pública e, consequentemente, alteram a rotina do cidadão.

 Também é possível notar que, a falta dessas informações faz com que o Poder Público Municipal seja o primeiro a ser responsabilizado pelas obras. No entanto, não é e cabe à empresa concessionária informar isso. E as reclamações aumentam ainda mais quando os serviços realizados são de má qualidade, principalmente quando deixam cabos caídos, "embarrigados" e "imbramados", que além do aspecto negativo, oferecem uma sensação de insegurança aos nossos cidadãos.

Pensando sem solucionar esta questão, o Presidente da Câmara, vereador Eric Romero (PPS) apresentou no ano passado, o Projeto de Lei n° 070/14, que foi votado em plenário na última terça-feira (05) e aprovado por unanimidade. A proposta determina que a concessionária que realizar o serviço público  deverá tomar providências quanto à sinalização, garantir a segurança de quem transita próximo ao local, atender o período de entrega das obras.  


"São procedimentos simples; como fitas, telas, tapumes, cones, caveletes ou outros dispositivos de segurança, bem como, a placa indicativa com informações que, com certeza, evitam transtornos para os munícipes", relatou Eric. Agora o projeto segue para ser sancionado pelo prefeito.

Assessoria de imprensa

Câmara de Votorantim
  


Preso suspeito de matar policial na zona norte de Sorocaba

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

PM Sandro Luiz Gomes foi morto com um tiro na cabeça em abril de 2014.
Foragido da Justiça chegou a apresentar RG falso para evitar prisão.


Policial foi baleado durante ataque a viatura em
Sorocaba (Foto: Arquivo pessoal)

O homem suspeito de matar o policial militar Sandro Luiz Gomes, em Sorocaba (SP), foi preso na quinta-feira (7) em Sumaré (SP), na região de Campinas. O crime aconteceu em abril de 2014 no bairro Paineiras, zona norte da cidade. De acordo com a polícia, além do homicídio, o suspeito de 33 anos também era procurado por roubo, seqüestro e formação de quadrilha em Votorantim (SP). Para evitar ser preso, o homem apresentou uma carteira de identidade falsificada durante a abordagem dos policiais.

O PM de 35 anos foi morto enquanto fazia ronda junto com outro policial na zona norte deSorocaba. A viatura em que eles estavam foi atingida por vários tiros.

Gomes foi atingido na cabeça e morreu no hospital. Já o sargento Antônio Correa Júnior, que o acompanhava na viatura, levou um tiro de raspão no pescoço. Segundo a polícia, a dupla não teve tempo de reagir.

O soldado trabalhava a dez anos no setor administrativo da polícia e integrava a banda regimental do batalhão da polícia militar. Mas estava nas ruas participando da atividade delegada, quando os policiais trabalham para o município durante as folgas.

Desmantelada quadrilha que trazia drogas da Bolívia e do Paraguai

Diário de Sorocaba

Grupo distribuía os entorpecentes em Sorocaba e Votorantim

Um dos envolvidos foi apresentado ontem na Delegacia Seccional de Sorocaba (Foto: F. Rezende)

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) desmantelou uma quadrilha que gerenciava o tráfico de drogas na região. Os entorpecentes eram trazidos da Bolívia e do Paraguai e distribuídos em Sorocaba e Votorantim. Os envolvidos foram presos durante uma operação, que contou com o apoio da Polícia Civil de outros Estados. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no dia 26 de março em Sorocaba, Pouso Alegre (MG) e Cárceres (MT). Sete pessoas foram detidas e outras quatro ainda estão foragidas.

De acordo com o delegado Rodrigo Ayres, as investigações duraram quatro meses e apontaram Erinaldo Maciel da Silva, vulgo "Avalanche", como o chefe do grupo. Ele comandava o esquema de dentro da penitenciária de Martinópolis (SP), onde cumpre pena por tráfico de drogas. O acusado delegava as funções para cada membro da quadrilha, juntamente com sua mulher. O casal foi descoberto e preso em Votorantim. Ela ficou detida durante 30 dias, mas responderá ao processo em liberdade por ter contribuído com as diligências.

Silva também estabelecia os pontos de vendas e os deixava a cargo de Avelar Teodoro dos Santos, vulgo "Gordão", que atuava com o filho, Emerson Tendolo dos Santos. Sebastião Cardoso, 58 anos, era responsável por trazer a droga da Bolívia através de Cárceres, que faz fronteira com aquele país. Ele foi preso durante a operação e trazido a Sorocaba na quarta-feira (6).

Os outros integrantes do grupo são Mauri Aparecido Moraes, vulgo "Pingo", e Ednaldo Cavalcante de Souza, vulgo "Compadre", presos em Sorocaba. Além deles, está Ricardo Sinigaglia, vulgo "Ricardinho", morador de Votorantim e capturado em Pouso Alegre (MG).

Avelar Santos foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba, por ter sido preso em flagrante. O restante está detido na unidade transitória de São Roque. Ainda estão foragidos Altamiro José da Cruz, vulgo "Negão", morador de Ibiúna; Bruno Willian da Cunha, vulgo "Chimba", morador de Votorantim; Sérgio Augusto Camargo, de Pilar do Sul; e Osmar Gonçalves Moreira, de Ponta Porã (MS), que era incumbido de enviar as drogas do Paraguai.

Todos responderão aos crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas. Durante a operação, foram apreendidas diversas porções de entorpecentes e balanças de precisão.

2º GUERRA MUNDIAL - Com 93 anos, pracinha vive em Votorantim

Notícia publicada na edição de 08/05/15 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 010 do caderno A



José de Carlos Campos ficou 16 meses na Itália - REPRODUÇÃO ARQUIVO PESSOAL

Cerca de cem homens da região de Sorocaba defenderam o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Durante muito tempo, os pracinhas foram homenageados. Mas 70 anos após o término, a reportagem localizou apenas um vivo: José de Carlos Campos. Morador de Votorantim, o ex-soldado está com 93 anos, tem três filhos e lembra de tudo que ocorreu naquele período.

Segundo o filho do ex-combatente, o comerciante Nilson de Campos, 49 anos, o pracinha está saudável e lembra com detalhes de tudo que ocorreu nos 16 meses que passou na Itália. Durante muitos anos, ele não falava muito sobre o ocorrido, mas, agora, o ex-soldado comenta o tema com os amigos mais íntimos e com os familiares. Campos não quis conversar com a reportagem.

No livro "Vivendo entre Soldados - A II Guerra Mundial a partir de relatos e expedicionários sorocabanos da FEB", de Luiz Antonio Oliveira, o ex-combatente é descrito da seguinte maneira: "José de Carlos Campos, soldado do 6º R. I., um rapaz religioso, que fez sua profissão de fé religiosa protestante até em plena campanha. Era bom atirador e pescador dos bons!"

Nilson conta que seu pai ainda não era casado quando foi para a guerra. "Ele ainda não namorava a minha mãe. Eles eram primos, mas já havia algo no ar. Parece que ele prometeu para ela que voltaria vivo para eles se casarem. E ele voltou", disse.

De acordo com o comerciante, o ex-soldado Campos e os demais expedicionários não foram informados de que iriam para a Europa lutar. "O meu pai não sabia. Ele foi para Goiânia e depois para o Rio de Janeiro. Não falaram que eles iam para a Itália. Na verdade, ele desconfiava, mas não tinha certeza", conta.

Os dias foram difíceis para os soldados brasileiros. E hoje, eles têm o reconhecimento da importância do trabalho que fizeram naquele período. "Tenho muito orgulho do meu pai", finalizou. (R.G.)

Prefeitura inicia retirada dos equipamentos da Praça de Eventos para montagem da Festa Junina

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Obras e Urbanismo (Sourb), informa que terá início a partir da próxima semana a retirada dos brinquedos infantis e equipamentos da academia ao ar livre da Praça de Eventos "Lecy de Campos". A ação se faz necessária para a montagem das estruturas para a realização da 100ª edição da Festa Junina que será realizada de 12 a 28 de junho.

De acordo com a Comissão Organizadora da 100ª Festa Junina de Votorantim, com a retirada dos equipamentos instalados na Praça, será possível dar início a montagem das estruturas. Além da montagem das barracas, camarote e palco, o espaço começa a receber também as estruturas para o parque de diversões.

Secom Votorantim



Venda de ingressos para shows e camarotes começam na terça-feira dia 12 de maio

 A Comissão Organizadora da 100ª Festa Junina de Votorantim informa que a venda de ingressos antecipados para shows e camarotes começam a partir de terça-feira (12), na Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) das 8h às 16h. Haverá também pontos de vendas instalados em cidades da região. A Festa Junina acontece de 12 a 28 de junho.
A venda dos camarotes serão em pacotes para todos os 17 dias do evento e realizadas exclusivamente na Comas. Cada um tem capacidade para dez pessoas e custa R$ 2.500, mesmo valor praticado no ano passado. Conforme o regulamento, para a utilização do espaço, exigências do Corpo de Bombeiros, para lotação do camarote consideram-se pessoas as crianças de 0 a 12 anos, os adolescentes de 12 a 18 anos, e os adultos com 18 anos ou mais devidamente identificados com a pulseira alusiva.
A entrada para a festa será de R$ 3,00, dando acesso ao recinto do evento, parque de diversões e praça de alimentação. Para as noites de shows especiais (dias 12 de junho, Banda Malta; 14, Mumuzinho; 19, MC Gui; 21, Turma do Pagode e 27, Arlindo Cruz) o visitante que desejar ter acesso às apresentações pagará total R$ 10,00 e nas noites de 13 de junho (show de Claudia Leitte), 17 de junho (show de Victor e Léo, 18 de junho (Show com Michel Teló) e dia 26 de junho com a banda (O Rappa) o valor total é de R$ 15,00.
Os postos de venda de ingressos avulsos para os shows são: em Votorantim, na Comas, Avenida Moacir Oseias Guitte, 51, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e na Eurodata. Em Sorocaba, Mix Co (Centro); Stand Oficial no Villàggio Shopping; Blockbuster, no Campolim; ídio's Shopping Iguatemi. Em Araçoiaba da Serra, Babuche Modas; Piedade, Agência de Viagens Embarque Agora; Salto de Pirapora, Jowi Calçados, Centro e em Boituva, Loja Único (Centro)
Outras informações pela página do Facebook "Festa Junina Votorantim", pelo e-mail comas@votorantim.sp.gov.br ou pelo (15) 3353-8662.

Parque de Diversões

Os ingressos para o parque de diversões já estão com venda antecipada com desconto. Desde o início desta semana, a cartela com dez ingressos é vendida pelo valor de R$ 45. A Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) informa que as cartelas são limitadas. Durante a festa, o valor unitário para cada ingresso de brinquedo será o valor de R$ 6,00.

Em cada cartela de brinquedo haverá um cupom para que o interessado participe do Concurso Cultural "Responda e Concorra" e com isso concorre a um veículo zero quilômetro.

A.I. Festa Junina

Núcleo odontológico de Votorantim promove ação de prevenção ao câncer bucal neste sábado (9)

Em ação conjunta com o "Dia D" da vacinação contra a gripe, o núcleo de odontologia de Secretaria da Saúde faz, neste sábado (9), das 8h às 12h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e também na praça de eventos "Lecy de Campos", uma atividade de combate ao câncer bucal, na qual dentistas da rede municipal, auxiliares e estudantes do curso de odontologia da Unip realizam exames de forma gratuita a todos os interessados.
De acordo com o diretor da área de odontologia de Secretaria da Saúde, Fernando de Paula Souza Júnior, o câncer bucal atinge mais o público a partir dos 60 anos, mas não significa que as outras faixas etárias estejam livres. As pessoas que têm maior predisposição ao câncer bucal são as que fazem uso de tabaco e ingerem bebida alcoólica.
Outro fator que pode predispor à doença são as lesões de boca, provocadas por próteses mal-adaptadas, por exemplo. "A intenção é aproveitar que muitos vão receber a vacina e façam a prevenção, pois estaremos prontos para atendê-los. Faremos, também a prevenção do câncer de lábio, ressaltando que é importante usar protetor labial. Além de examinar vamos oferecer orientação preventiva", explica Fernando.
Caso seja detectado algum caso suspeito será encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na rua Antônio Walter, 63, Centro.

Secom Votorantim

Câmara aprova criação de comissões permanentes

Heber Martins
Foto: Gabriela Manfio

Os vereadores de Votorantim aprovaram por unanimidade, o Projeto de Resolução n° 07/14, de autoria do vereador Heber Martins (PDT), que propõe a criação das Comissões Permanentes de Educação e Pessoa Idosa e dos Direitos da Criança e Adolescente na Casa de Leis.
 
De acordo com o parlamentar, é importante que a Câmara participe ativamente dessas questões com o objetivo de estimular, ainda mais, o embasamento técnico e de seus trabalhos nas discussões sobre os assuntos que norteiam essas áreas tão importantes à vida do nosso município.
 
Na justificativa apresentada, o parlamentar destacou que além de proporcionar o amparo jurídico aos temas, o legislativo poderá debater, discutir, fomentar e elaborar políticas públicas específicas para esse público.
 
"Identificamos por meio dos dados do IBGE relacionados ao ano de 2013, em razão do aumento da expectativa de vida, do avanço nas ações de saúde pública e da redução das taxas de natalidade que o número de brasileiros acima de 65 anos praticamente quadruplicará até 2060, sendo que a população dessa faixa etária passará dos 14,9 milhões registrados em 2013 (7,4 % do número total de habitantes do país), para 58,4 milhões em 2060, ou seja, 26,7 %  do povo brasileiro", argumentou Heber.
 
Já, a criação da Comissão Permanente dos Direitos da Criança e do Adolescente será importante para que seja totalmente focada na questão de sua proteção, com temas abrangentes no que diz respeito à investigação sobre denúncia de violência contra criança e adolescente, bem como, o combate ao desaparecimento e tráfico de crianças e adolescentes.


Heber Martins
Votorantim/SP


Cinco famílias do cadastro reserva escolhem apartamentos no Residencial Vila Garcia I

A Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci) promoveu na manhã desta sexta-feira (08), com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal o sorteio para a escolha de cinco apartamentos do Residencial Vila Garcia I, para famílias que fazem parte do cadastro reserva. Essas unidades foram sorteadas novamente após a desistência voluntária.

Outras cinco unidades ficaram nessa situação após o sorteio para escolha dos 160 apartamentos realizado no dia 08 de fevereiro e outras famílias que fazem parte do cadastro reserva do Programa de Desfavelamento da Prefeitura de Votorantim foram convocadas em substituição.

Na manhã desta sexta-feira (08), elas visitaram o empreendimento, e posteriormente participaram de um sorteio que disciplinou a ordem de escolha dos apartamentos restantes. Acompanhados da secretária de Cidadania e Geração de Renda, Ana Criguer Rodrigues, elas visitaram todo o empreendimento. No rosto de cada uma delas a alegria em saber que estavam prestes a definir qual das unidades irão morar. "Como houve essas desistências voluntárias, de imediato convocamos o nosso cadastro reserva", comenta a secretária. Ela destaca ainda que a próxima etapa será a entrega das chaves, mas para isso aguarda a construtora responsável concluir alguns reparos e adaptações apontadas durante vistoria realizada pelos futuros moradores.

A dona de casa Priscila Arantes dos Santos Reiz, 30 anos, é moradora de uma área verde da Vila Santo Antônio. "Sempre tive a esperança em receber uma moradia e dessa vez fui beneficiada e é claro, meu grande sonho está realizado", conta. Ela disse ainda que está muito feliz e vai morar no apartamento com quatro de seus cinco filhos.

Todo procedimento foi acompanhado por representantes da Caixa Econômica Federal, que orientou os futuros moradores e informou que agora deverão aguardar chamamento para assinatura dos contratos com a CEF com as demais famílias contempladas.

As famílias que vão mudar para o Vila Garcia I são provenientes de áreas verdes ou ocupações irregulares em vários bairros da cidade. A maioria continua vivendo nesses locais e outros, que precisaram desocupar os barracos, encontram-se atendidos com o benefício do Aluguel Social da Prefeitura, enquanto aguardam o momento de ir para os apartamentos.

O Vila Garcia I está situado na rua Isabel Ferreira Coelho e as 160 unidades, divididas em oito blocos. Cada unidade tem 42 metros quadrados, composto por sala e cozinha conjugadas, dois quartos e banheiro. No núcleo há também salão de festas, área livre e uma vaga de estacionamento por apartamento. O condomínio vertical é fechado por alambrados e tem guarita na entrada, para segurança dos moradores.


Secom Votorantim

TV Votorantim - Erica Domingues - Notícias Votorantim - 08/05/2015

TV Votorantim - Erica Domingues - Moradores querem comprar área pública no Santos Dumont

TV Votorantim - Erica Domingues - Baile do Dia das Mães da 3ª Idade

Programa de Tv destaca curiosidades sobre o serviço de táxi na cidade

Ao longo de 27 anos trabalhando na profissão em Votorantim, Santino de Jesus Lopes, o popular Santino do Táxi, coleciona grande quantidade de curiosidades que nortearam ao longo do tempo a relação de clientes com ele e outros taxistas da cidade. Esse relacionamento, que muitas vezes se tornou curioso será contado nesta sexta-feira (08), às sete da noite, no programa de tv Nossa História Nossa Gente.
O jornalista e apresentador Cesar Silva segue o propósito de estar contando a história de Votorantim por várias vertentes, entre elas, profissionais nas mais variadas áreas. Foram entrevistados juiz de casamento, árbitro de futebol, coveiro, entre outros e conforme conta o programa sobre os taxistas também promete chamar a atenção do público.
Quem participar pelo telefone 3247-1010 concorre aos livros Nossa História Nossa Gente. O programa é exibido no canal 10 do sistema a cabo Super Mídia e pode ser acessado no dia e horário de exibição no site www.tvvotorantim.com.br

Polícia prende integrantes de quadrilha que importada droga para Sorocaba

Jornal Cruzeiro do Sul
Telma Silvério

Segundo a DIG, bando atuava principalmente em Sorocaba e Votorantim


Delegado assistente da DIG, Rodrigo Ayres, fala sobre a investigação - ADIVAL B. PINTO


A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) apresentou na manhã de ontem, na Delegacia Seccional de Sorocaba, um dos membros de uma quadrilha que atuava no tráfico de entorpecentes em Sorocaba e região. O bando era comandado da prisão de Martinópolis (SP) por Erinaldo Maciel da Silva, vulgo Avalanche, que cumpria pena por tráfico de drogas há cerca de dois anos, além da própria esposa, filho e um comparsa. A quadrilha atuava principalmente em Sorocaba e Votorantim, com ramificações em Ponta Porã (MG) e Cáceres (MT), de onde vinham cocaína e maconha. Sebastião Cardoso, 58 anos, era o contato em Cáceres, divisa com a Bolívia, onde foi preso durante uma operação simultânea que deteve sete dos onze integrantes. Quatro continuam foragidos.

As investigações do setor de inteligência da DIG, que culminaram com a prisão de sete dos onze membros duraram cerca de quatro meses, segundo o delegado assistente da DIG, Rodrigo Ayres. O delegado explica que Avalanche articulava de dentro da prisão, mas delegava algumas funções a um de seus comparsas que comandava o tráfico em Sorocaba e Votorantim. Foi a partir da prisão em flagrante de seu comparsa que Avalanche passou a ser investigado.

Ele está detido no Centro de Detenção Provisória (CDP), no bairro de Aparecidinha. A esposa e o filho de Avalanche também tinham funções na quadrilha. Outros dois cabeças atuavam nas duas divisas com a Bolívia e Paraguai. Um deles continua foragido, enquanto Sebastião Cardoso foi detido com outros seis integrantes no dia 26 de abril.

O bando foi preso pelos crimes de associação para o tráfico e tráfico de entorpecentes. Os sete foram detidos em operações simultâneas, com apoio da polícia civil de Pouso Alegre e de Cáceres. Cardoso desembarcou em Sorocaba anteontem, sendo encaminhado para a cadeia de São Roque. Das sete pessoas detidas durante a operação somente uma permaneceu trinta dias detida e está em liberdade, enquanto quatro continuam foragidos, mas com ordem de prisão decretada.

Os integrantes da região são de Sorocaba, Votorantim, Ibiúna, Araçoiaba da Serra, Piedade e Pilar do Sul. O delegado não sabe dizer a quantidade de drogas apreendidas que podem ser atribuídas ao bando, pois foram muitas apreensões, principalmente nas regiões de Cáceres e Pouso Alegre.

Circuito Sesc de Artes promove atividades culturais em Votorantim

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Show da banda de rock gaúcha Cachorro Grande é uma das atrações.
Programação será realizada neste domingo (10), a partir das 16h.


Banda Cachorro Grande encerra Circuito Sesc de Artes em Votorantim (Foto: Cisco Vasques)

O Circuito Sesc de Artes, em parceria com a prefeitura, promove diversas atrações culturais neste domingo (10), em Votorantim (SP). Estão programadas apresentações musicais, peça teatral, dança e leitura ao ar livre. As atividades serão realizadas na praça Zeca Padeiro, localizada ao lado da prefeitura, a partir das 16h.

Todas as atrações são gratuitas e o circuito será encerrado com o show da banda de rock gaúcha Cachorro Grande. Durante o evento, será realizado o "Leve Livro", uma estante móvel que é montada com cerca de 200 livros para ler e trocar no local. Os interessados podem escolher um e sentar nos bancos da sala de leitura ao ar livre. A ação busca criar aproximações entre os leitores e estimular diálogos literários. O público conta com dois mediadores para auxiliar na seleção dos livros disponíveis de acordo com o interesse de cada leitor.

Em seguida, ocorre uma exibição de dança com o grupo Seis + 1. Durante a coreografia, os dançarinos vão revisitar uma antiga prática de paquera nas pequenas cidades do interior chamada footing, que é dar uma volta na praça para ver e ser visto. A Companhia Movimento Armário, da Argentina, também se apresenta com o espetáculo Falsa Escuadra. Dois irmãos entram em cena carregando um armário de roupas e protagonizam suas cenas líricas e cômicas em torno do móvel.

Operação prende sete integrantes de quadrilha de tráfico internacional

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Ação envolveu a Polícia Civil de Sorocaba (SP) e mais dois estados.
Criminosos traziam drogas do Paraguai e da Bolívia para a região.

Delegado assistente da DIG, Rodrigo Ayres
(Foto: Reprodução TV TEM)

Uma operação conjunta da Polícia Civil em três estados prendeu sete integrantes de uma quadrilha de tráfico internacional de drogas. A investigação, que durou quatro meses, apurou que o grupo comprava os entorpecentes no Paraguai e na Bolívia e distribuía em Sorocaba e Votorantim (SP).

A "Operação Bolívia", liderada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba, teve o apoio das polícias de Minas Gerais e de Mato Grosso. Ao todo, 11 pessoas são suspeitas de integrar a quadrilha, mas quatro ainda estão foragidas.

O homem apontado como líder do grupo, Erinaldo Maciel da Silva, já estava preso na região de Presidente Prudente, e comandava os trabalhos de dentro da penitenciária. Do lado de fora, quem respondia pelo comando era a esposa dele, Emelin Francine da Cunha. Como ela colaborou com as investigações, vai responder o processo em liberdade.

A maioria dos integrantes foi presa em Sorocaba e Votorantim, mas dois deles estavam em outros estados - um em Minas Gerais e outro no Mato Grosso, na divisa com a Bolívia, que era o responsável por trazer cocaína do país. Já o encarregado de comprar maconha no Paraguai ainda não foi encontrado.

Seis presos estão na cadeia de São Roque (SP) e um está no CDP de Sorocaba. Segundo o delegado assistente da DIG, Rodrigo Ayres, todos vão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico. "É uma quadrilha bastante organizada e articulada e tinha um movimento de entorpecentes bastante intenso", finaliza.

Assista:

Ouça a Rádio Votorantim