sexta-feira, 31 de março de 2017

Shell lança maior plataforma de atuação do automobilismo nacional

https://br.motorsport.com

Mesmo com mercado desaquecido, empresa continua a investir no esporte a motor brasileiro: “apostamos no desenvolvimento de novos pilotos”


Foto: Jose Mario Dias

A Shell apresentou sua plataforma de patrocínios no esporte a motor para o ano de 2017.
Em evento realizado em Votorantim, no interior de São Paulo, a empresa divulgou oficialmente que contará com oito pilotos de quatro categorias diferentes neste ano.
Serão eles Átila Abreu e Ricardo Zonta na Stock Car, Gaetano di Mauro no Brasileiro de Turismo, Diego Ramos, Gianluca Petecof e Felipe Baptista no kart e Lico Kaesemodel e Dennis Dirani na Porsche Império GT3 Cup.
"O automobilismo é um esporte muito popular no Brasil, com milhões de fãs, e a Raízen, por meio da marca Shell, acredita nesta plataforma como parte de nossa estratégia de investimento e exposição de marca. Além disso, sabemos que o esporte passa por um momento difícil, carente de ídolos, e por isso apostamos no desenvolvimento e descoberta de novos pilotos com a Academia Shell Racing", diz Vicente Sfeir, Gerente de Motorsport e Patrocínios da Raízen.
Em 2017, a Raízen apoiará um time oficial pela sexta temporada consecutiva na Stock Car. A novidade será o novo pacote técnico da TMG, com sede em Americana (SP) e comandada pelo experiente Thiago Meneghel, que já conquistou o título da categoria como chefe de equipe. Os pilotos serão Átila Abreu e Ricardo Zonta.
No Brasileiro de Turismo, a Shell Racing terá Gaetano Di Mauro pilotando o carro número 11. Com 19 anos, o piloto tem no currículo o tricampeonato brasileiro de kart na categoria Shifter e o título da Sprint Race. Nos treinos de pré-temporada, Gaetano foi um dos mais rápidos na pista de Londrina (PR).
No kart, a Academia Shell Racing possui três pilotos que disputam os principais campeonatos no Brasil e no mundo. Grande destaque no Mundial de Kart em 2016 (5º lugar), Gianluca Petecof corre na temporada 2017 pela tradicional Tony Kart, equipe italiana de fábrica que possui uma parceria técnica com a Ferrari Driver Academy.
Aqui no Brasil, Felipe Baptista e Diego Ramos atuam no Paulista Light, onde já conseguiram duas dobradinhas em apenas duas etapas disputadas neste ano. Além de disputar o título da categoria Junior até o final da temporada, eles também farão o Campeonato Brasileiro de Kart, que acontece em julho, no Kartódromo do Beto Carrero, em Penha (SC).
Para ampliar o acesso de crianças de 6 a 12 anos no kart, a Raízen também lançou a Escola de Kart KGV, um projeto também patrocinado pela Comgás por meio de uma parceria no Ministério dos Esportes. Trata-se de um programa inédito para descobrir jovens talentos passando os primeiros conceitos do esporte a motor, inspirada na escola da FFSA (Federação Francesa de Automobilismo) e que conseguiu levar um de seus alunos para a F1.

Prefeitura inaugura galeria de ex-prefeitos

 Evento ocorreu no saguão do Paço, exaltando a história dos Vanguardeiros e também dos que chefiaram o Executivo

 

Encerrando a programação de celebração de 52 anos de Instalação do Município, o prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza, entregou na tarde desta sexta-feira (31) a galeria de ex-prefeitos, localizada no saguão da Prefeitura.
Na oportunidade, o chefe do Executivo disse que o propósito da ação é, além de exaltar a história dos Vanguardeiros, também homenagear a todos os ex-prefeitos que passaram pela cidade, já que cada um deles marcou o desenvolvimento de Votorantim.
De acordo com o prefeito Fernando, um povo que valoriza sua história mantém viva sua memória. "Agora, todos que passam pelo saguão da Prefeitura podem conhecer quem foram os prefeitos, em que ano estiveram no Executivo. Merecem o reconhecimento, pois enfrentaram as adversidades do momento", ressaltou.
Durante a cerimônia, o prefeito Fernando ainda entregou uma lembrança simbólica aos ex-prefeitos e aos que os representavam.
Na homenagem, representando o primeiro prefeito de Votorantim, Pedro Augusto Rangel, esteve seu filho Paulo Augusto Rangel, que leu o discurso de posse do pai, realizado em 27 de março de 1965. Também esteve presente a neta do ex-prefeito Luiz do Patrocínio Fernandes, Luciane Fernandes Conegero, bem como os ex-prefeitos Lázaro de Góes Vieira e João Souto. Além disso, representando o ex-prefeito José de Oliveira Souza, o Zeca Padeiro, esteve seu filho Rogério de Oliveira Souza.
Não puderam comparecer ao evento os ex-prefeitos Jair Cassola, Carlos Augusto Pivetta e Erinaldo Alves da Silva.
Também marcaram presença na homenagem o vice-prefeito Alessandro Baeza; a primeira-dama e presidente da Comas, Luciane Nunes de Oliveira Souza; o secretário de Governo, Eric Romero; de Administração, Fábio Lugari Costa; de Negócios Jurídicos, Fiore Maurício Graziosi, de Cidadania e Geração de Renda, Sandra Pinesso Cianfarani; de Cultura, Turismo e Lazer, Edson Cortez Souza; de Finanças, Jéssica Russo de Camargo Teixeira; de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Eugênio Garcia Laino; de Obras e Urbanismo, Éder Cunha Neto; o presidente da Companhia Habitacional (Cohap), Wiliam de Souza Ferreira, além dos vereadores Gaguinho, Ita, Luiz Carlos, Heber Martins e Luciano Silva. 

Jornalista: Lucas Spirim
Fotos: Marcos Ferreira
Secom Votorantim

TV Votorantim - Natasha Amaral - Novo ajuste salarial dos servidores públicos de Votorantim

TV Votorantim - Natasha Amaral - Oficina da defesa civil é realizada em Votorantim

TV Votorantim - Kaká Martins - Primeiro futsal animal

TV Votorantim - Natasha Amaral - Tentativa de estupro

TV Votorantim - Natasha Amaral - Verba para saúde é anunciada pelo deputado Arnaldo Jardim

Piedade e Votorantim recebem apresentações do Circuito Cultural Paulista

Por G1 Sorocaba e Jundiaí



 Grupo Gurias apresenta espetáculo de dança em Piedade (Foto: Sidney Paiva) 

O Circuito Cultural Paulista desembarca na região de Sorocaba (SP) com duas atrações, nas cidades de Piedade (SP) e Votorantim (SP). Realizado pelo Governo Estadual, o projeto oferece atrações gratuitas de dança e teatro, com destaque a peça infantil “Pescadora de Ilusão”, com a participação da atriz Mel Lisboa.
A programação começa neste sábado (1°) com o grupo Gurias, que sobe ao palco em Piedade com o espetáculo de dança "A Mulher na Dança Urbana". A apresentação é composta por coreografias em grupo, solos e depoimentos que mostram a força da mulher por meio das danças urbanas. O espetáculo começa às 16h no calçadão da rua Capitão Antônio Loureiro.
A peça infantil "Pescadora de Ilusão", da Cia. Los Lobos Bobos, será a atração em Votorantim, no dia 21 de abril. A obra é inspirada no livro “A Mulher Que Matou os Peixes”, de Clarice Lispector, e o elenco é formado pelas atrizes Mel Lisboa e Carol Brada. O espetáculo conta a história de duas amigas que pedem ajuda às crianças para perdoar Clarice por ter matado os peixes de seus filhos, assim como a história do livro.
A peça será encenada no Teatro Municipal Francisco Beranger, na avenida Newton Vieira Soares n°291, às 15h. A distribuição de ingressos, segundo o governo estadual, é de responsabilidade da prefeitura.
Organizado pela Secretaria da Cultura do Estado em parceria com a Organização Social APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte, o Circuito Cultural Paulista já realizou mais de 6 mil apresentações em todo o estado, prestigiadas por mais de 1,9 milhão de pessoas.
Mais informações podem ser obtidas no site do Circuito Cultural Paulista.

Jovem de 17 anos escapa de estupro e pai ajuda na prisão de suspeito

http://www.metropoles.com/


O suspeito foi preso e negou o crime, afirmando que queria, na verdade, roubar o celular da jovem


Um pai não descansou até encontrar e ver preso um homem que tentou estuprar sua filha de 17 anos. O crime aconteceu na cidade de Votorantim (SP), na última terça-feira (28/3). O pai, que não quis se identificar, afirmou ao G1 que acompanhar toda a investigação se tornou “uma questão de honra”.

A ação foi filmada por câmeras de segurança. Nas imagens, é possível ver o acusado abordando violentamente a adolescente, tapando sua boca enquanto a arrasta, provavelmente, para um terreno baldio. Ela consegue se soltar e foge, gritando.

“Tudo aconteceu praticamente a 70 metros da minha casa. Eu sempre tento pegá-la na escola, mas nesse dia ele foi oportunista. Esperou o guarda que fica 24 horas no bairro sair para ir para cima dela”, disse o pai.

Ele garante que, ao ver as imagens, reconheceu o criminoso, que já rondava a área. “Ele passava por aqui pedindo emprego e trabalhou como servente de pedreiro por alguns dias. Uma amiga da minha filha quase foi atacada por ele. Por isso, acho que outras vítimas ainda vão aparecer.”

O suspeito foi preso e negou o crime, afirmando que queria, na verdade, roubar o celular da jovem. “A minha filha é tão forte que é ela que está me dando força, porque por pouco poderia ter acontecido algo pior”, diz o pai.

Prefeito Fernando de Oliveira entrega novo espaço da Farmácia de Alto Custo


 Novo endereço passa a atender os pacientes agendados e cadastrados a partir de segunda-feira (03)


O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza, entregou na manhã desta sexta-feira (31), o novo espaço da Farmácia de Alto Culto que volta atender na região central da cidade. A partir de segunda-feira (03) o atendimento aos pacientes passa a ser no antigo Laboratório Municipal, em anexo ao Hospital Municipal "Dr. Lauro Fogaça", com acesso pela Rua João Walter.
A ação também faz parte programação das atividades do 52º Aniversário de Instalação do Município e tem como principal objetivo atender os cerca de 2 mil pacientes ativos qu participam do programa.
Fernando de Oliveira destaca que esse será um grande benefício para a população. "Os pacientes serão bem acomodados aqui e com melhor acesso, por estar no centro da cidade", disse.
De acordo com o secretário da Saúde, José Luiz Barasnevícius, a mudança de endereço atende a população tendo em vista a dificuldade de muitas pessoas em se locomover até a Unidade Básica de Saúde do Jardim Archila, onde estava funcionando o serviço.
O atendimento para a retirada de medicamento acontece de segunda- a sexta-feira das 7h30 às 14h, porém a retirada de senha acontece até às 13h30. A farmacêutica e coordenadora do programa de saúde, Rosa de Moura Neves, explica ainda  que ao retirar o medicamento o paciente já faz o agendamento para o mês seguinte.
A coordenadora solicita também para que os pacientes agendados compareçam na data e horário estabelecidos, o que já é solicitado, evitando a concentração de pessoas num único horário, pois isto acarreta na demora do atendimento. Ela explica ainda que a pessoa que não conseguir comparecer conforme o agendado deverá manter contato com a Farmácia de Alto Custo para solicitar uma nova data.
 Estiveram presente ainda para a entrega do novo espaço o vice-prefeito Alessandro Baeza; secretários de Governo, Eric Romero; de Administração, Fábio Lugari Costa; de Negócios Jurídicos, Fiore Maurício Graziosi, além do presidente da Cohap, Wilian Roberto de Souza Ferreira e o vereador José Antônio de Oliveira (Gaguinho).



Jornalista: André Reis
Secom Votorantim

Décima edição do Construser reúne mais de quatro mil trabalhadores da construção civil

Diário de Sorocaba

Crespo vai presidir Comitê da Bacia do Rio Sorocaba

Diário de Sorocaba

Agenda

Jornal Cruzeiro do Sul

"Mamulengo" - O projeto BuZum!, de teatro de bonecos, aporta em escolas de Sorocaba (dias 3 e 4) e no auditório municipal Francisco Beranger de Votorantim (dias 7 e 10). As encenações ocorrem no dia 3 (segunda-feira) na E.M. Prof. Amin Cassar (rua Gregorio Ramos dos Santos, s/nº) e no dia 4 na E.M. Maria de Lourdes Ayres de Moraes (rua Vicente Miranda, 300). São várias sessões ao dia: 9h, 9h40, 10h20, 11h, 13h30, 14h e 14h30. A entrada é gratuita (50 pessoas por sessão). O novo espetáculo Mamulengo narra a aventura de dois amigos em pleno Carnaval pernambucano e mostra as diversas vertentes tradicionais nordestinas. João cai num poço e sua amiga Joana precisa salvá-lo. Para isso, ela conta com a ajuda de um papagaio e de diversos personagens típicos da cultura popular presentes no Carnaval nordestino, como caboclinho, maracatu, cavalo marinho e frevo. Os mais de 40 bonecos utilizados no espetáculo são mamulengos confeccionados por mamulengueiros de Glória de Goitá de Pernambuco, cidade da zona da mata de Pernambuco, conhecida como a "Capital do Mamulengo". O espetáculo conta com patrocínio do Ministério da Cultura e o Instituto CCR. O texto é de Beto Andreetta e a direção de Wanderley Piras.

Coletivo O12 inaugura sede com congelaço cultural

Jornal Cruzeiro do Sul

 Imobilizar o espetáculo para mobilizar as plateias. Essa é a proposta do "congelaço cultural", ato artístico-político que será realizado amanhã, a partir das 19h30, durante a Canja Criativa, evento que marca a inauguração da nova sede do Coletivo O12, na rua João Gugoni, 26, no Jardim Icatu, em Votorantim. A entrada custa R$ 10 e crianças de até 12 anos não pagam.
A programação contará com as cantoras de música popular brasileira Marcia Mah, Danielle Domingos, Paula Cavalciuk, o pianista e regente Cadmo Fausto, a soprano Nilceia Recio, os atores de circo-teatro da Trupe Koskowisck, os bailarinos da TF Style Cia. de Dança e os próprios bailarinos do Coletivo O12.
A inauguração artística da nova sede ocorre um mês após o Coletivo O12 ser expulso pela Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim do Parque Ecológico do Matão, onde, por 9 anos, o grupo desenvolvia atividades culturais gratuitas no projeto Parque da Autonomia. A curadoria do evento é de Thiago Alixandre, co-fundador do Coletivo O12.
O "congelaço cultural", de acordo com o Coletivo O12, será uma ação artístico-política, na qual todos os artistas convidados para as canjas vão paralisar suas apresentações no meio. Segundo Thiago, a ideia é convidar o público a refletir sobre os congelamentos de verba para a cultura anunciados recentemente pelos governos federal, estadual e em várias municípios do Brasil. "A expulsão do O12 do Parque do Matão não é um fenômeno isolado. A gente entende que isso faz parte de um sintoma do Brasil de agora, com o sucateamento e o desmonte geral da política cultural", opina.
Reforçando que o evento não tem qualquer caráter partidário, Thiago menciona uma série de cortes e congelamentos de verba orçamentárias para a cultura, como o que resultou no fechamento das Oficinas Culturais do estado de São Paulo, e a extinção dos Programa de Iniciação Artística (PIÁ) e do Programa Vocacional, pelo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). "Estamos brincando com o nome congelaço, porque vamos congelar 50% do espetáculo e o artista vai ficar imóvel em cena. A ideia é que todos os convidados ajudem a colocar o público nessa discussão que fica muito restrita à classe artística", defende.



Noite foi de poucos, mas bons jogos

Jornal Cruzeiro do Sul

Livro de Pagu inspira peça do grupo Cunhãntã

Jornal Cruzeiro do Sul
Felipe Shikama


O espetáculo coloca em cena as marcas pessoais das duas atrizes: Daiana de Moura e Mariana Rossi - EMÍDIO MARQUES

E se a narrativa do chamado "romance proletário" Parque industrial, escrito em 1932 por Patrícia Galvão, a Pagu, ganhasse uma continuação contemporânea? E se a história da sociedade brasileira, marcada por angustiantes capítulos de machismo, racismo e opressão às mulheres trabalhadores, pudesse ser reescrita?
A partir dessas suposições, o grupo de teatro sorocabano Cunhãntã apresenta hoje e amanhã, às 20h, no teatro do Sesc Sorocaba seu novo espetáculo, intitulado Cunhãntã: eu, ela, carne, osso. Os ingressos para ambas as sessões, disponíveis até o fechamento desta edição, custam R$ 17 (inteira) e podem ser adquiridos na central de atendimento da unidade (rua Barão de Piratininga, 555).
Com direção e dramaturgia do cineasta Bruno Lottelli, o espetáculo coloca em cena as marcas pessoais das duas atrizes, Daiana de Moura e Mariana Rossi, que se enredam às de outras figuras femininas potentes, como Corina, personagem central do romance proletário, e a própria Pagu.
Corina, em Parque Industrial, é uma negra, demitida quando fica grávida de um homem casado. Torna-se prostituta e devido a uma doença venérea seu filho nasce sem pele e morre, ela é presa como homicida. Ao revisitar essas histórias na contemporaneidade, Pagu (Mariana) dá voz as Corinas (Daiana de Moura) possíveis de nossa época. "A peça é uma reação, um novo olhar sobre esse romance, que parte de um processo implicado por questões que estamos vivendo agora, como, por exemplo, ser atriz profissional de teatro", detalha Mariana.
A dramaturgia do espetáculo foi construída pelas próprias atrizes-criadoras, ao longo dos ensaios que têm ocorrido desde o início do ano, quando o grupo foi confirmado na programação de março do projeto Coletivações, do Sesc Sorocaba. A cada mês o projeto recebe um grupo de teatro sediado em Sorocaba e região para encenar espetáculo e, por meio de cursos e palestras, compartilhar com o público seus métodos e processos de pesquisa cênica.
Embora o texto tenha sido formato recentemente, a peça traz à tona questões sobre a mulher e o mundo do trabalho levantadas pela dupla de atrizes ao longo de quatro anos de investigação, quando ambas faziam parte do grupo Coletivo Cê e atuaram como atrizes-criadoras da peça Cunhãntã, que denunciava diversas crises e contradições fincadas na história do Bairro da Chave, em Votorantim.
Mariana comenta que o forte interesse das atrizes em aprofundar a investigação acerca do feminismo e do mundo do trabalho, aliado com o fato de morarem em Sorocaba -- assim como Lottelli --, resultou "naturalmente" na criação do grupo Cunhãntã, definido por seus integrantes como uma "plataforma independente de produção teatral". "A gente investiga a própria linguagem teatral em cena, mas não apenas. Na própria estrutura enquanto grupo de trabalho, existe uma busca que ultrapassa a pesquisa das linguagens artísticas e conduz o núcleo a investigar aspectos como a autonomia de seus integrantes e a liberdade do indivíduo perante seu ofício", complementa a atriz.
A atriz Mariana Rossi assinala que, desde que essa plataforma começou a ganhar forma, o grupo vivenciou uma série de experiências artísticas que, nas mais variadas formas, estarão presentes no espetáculo que estreia hoje. Como exemplo, ela cita o projeto "Como o tempo, Como o Amor - Estudos de performance na cidade", realizado em 2015 com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc), que teve uma série de oficinas com pesquisadores convidados

"Teatro-contemporaneidade"
Além da estreia da peça Cunhãntã: eu, ela, carne, osso, durante todo o mês de março, sempre aos sábados, o Coletivações contou com o curso "Cunhãntã - Engrenagens de Amor-Sobrevivência", ministrado pelos integrantes da companhia. O fechamento do projeto ocorre amanhã, às 15h, com o debate "Teatro-contemporaneidade", que terá como convidados o bailarino Douglas Emílio e a encenadora Verônica Veloso. Com mediação das atrizes e do diretor do Cunhãntã, a atividade visa discutir estratégias de criação teatral no mundo contemporâneo. A atividade é gratuita e ocorre Sala de Oficinas do Sesc. Ao todo, são oferecidas 60 vagas para pessoas a partir dos 14 anos. Os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência.



Prática de atividade física é aliada da qualidade de vida na 3ª idade

Jornal Cruzeiro do Sul
José Antonio Rosa



Marco Guerra (direita) e Carlos Eduardo Walter: garantir um envelhecer mais saudável - ALDO V. SILVA / ARQUIVO JCS



O aumento da expectativa de vida da população acabou incorporando à agenda da saúde pública o desafio de atender às necessidades do contingente cada vez maior de idosos, de maneira a se lhe assegurar qualidade no processo de envelhecimento. Na prática, porém, essa preocupação tem sido encampada quase que exclusivamente pela classe médica e, em escala bem menor, por quem deveria executar políticas de atendimento da demanda.

É o que avalia o geriatra sorocabano Marco Guerra, do corpo clínico do Hospital Santo Antonio, em Votorantim, segundo quem a prevenção ainda é uma das, se não a, mais eficazes alternativas de enfrentamento do quadro. Guerra refere-se especificamente à prática de atividade física como uma das formas de garantir um envelhecer mais saudável.

O especialista critica o que chama de "tabu" segundo o qual os idosos devem ser poupados de praticar exercícios compatíveis com sua condição. Até o século passado, ele continua, esse público era orientado a desenvolver atividades aeróbicas, como caminhadas; hoje, também já são reconhecidos os bons resultados da musculação para o envelhecimento com saúde, inclusive no apoio ao combate das doenças crônico-degenerativas.

Marco Guerra afirma que o sedentarismo ainda é o inimigo comum a todas as faixas de idades e o fator de risco a ser considerado. E ele ganha força na medida em que todos, velhos ou não, usam dos recursos tecnológicos disponíveis para se afastar cada vez mais das atividades físicas. "Vivemos o paradoxo de sermos orientados a correr, a se movimentar e, ao mesmo tempo, empurrados para salas fechadas para acessar computadores e outras facilidades."

Já a prática de exercícios, ao contrário, agrega benefícios. O geriatra relaciona entre eles a melhora das condições cardiovasculares, com a redução dos níveis de hipertensão arterial; da massa do aparelho esquelético; da performance muscular que, com o fortalecimento, ajuda a evitar quedas, uma das principais causas de acidentes sofridos por pessoas idosas dentro de casa; o combate à osteoporose, e redução da glicemia, agente responsável pela diabetes, no sangue.

A atividade física ainda estimula o aumento da serotonina, o hormônio do bem-estar e previne a obesidade. Além disso, praticá-la melhora o desempenho sexual. "Esse é outro preconceito ainda bastante difundido no que se refere aos idosos; por falta de conhecimento, usa-se dizer que eles estariam sujeitos a limitações, o que não corresponde à realidade dos fatos, desde que tomados os cuidados necessários."

Guerra adverte que a prática da atividade física na chamada melhor idade deve ser supervisionada por profissionais. Essa recomendação, aliás, vale para todas as faixas etárias. "Embora poucos obedeçam, fazer exercícios, se movimentar, exige o acompanhamento especializado", afirmou.

Para o especialista, envelhecer no Brasil é tão temerário quanto viver. "Todos estamos sujeitos aos mesmos problemas, independentemente de sermos jovens ou velhos. Riscos existem e vão continuar existindo. Cabe a cada um se orientar pelo melhor, dedicar-se e se prevenir. E, até por isso, a atividade física é extremamente benéfica."

O especialista recomenda que cada pessoa idosa siga um programa de exercícios elaborado em atendimento às suas necessidades e condições. "Se alguém, por exemplo, caminhar média de uma hora por dia, ou até três vezes por semana, estará contribuindo bastante com a própria saúde."

Exemplo

A conversa com o geriatra Marco Guerra foi acompanhada pelo professor de Educação Física aposentado Carlos Eduardo Walter. Aos 68 anos, "Dado", como é mais conhecido (e faz questão de ser chamado) praticou esportes, e ainda hoje pratica atividades como caminhadas (em média 400 minutos por semana, além de trabalhar o fortalecimento muscular).

Ele garantiu que segue à risca as prescrições médicas (fazia isso antes bem antes, diga-se de passagem), mas não se coloca como exceção à regra. Dado é bastante consciente e confirma, na prática, que quanto mais cedo todos começarem a se cuidar, dedicando tempo para a prática de exercícios, menos transtornos terão a administrar no futuro.

Além de combater o sedentarismo, Dado também tem uma alimentação balanceada. O entrevistado se define como "chato" no que se refere às normas de convivência. "Durante os mais de 40 anos em que me dediquei ao ensino procurei transmitir aos meus alunos a importância de seguir essas recomendações, e ainda hoje continuo falando a respeito."

Dado não se vê como exceção à regra. "Muita gente faz o mesmo. A cidade, de uns 20 anos para cá, se transformou numa cidade ativa e, com certeza, não devo fazer parte da minoria ociosa. Se você andar por Sorocaba, verá que em muitas regiões, as pessoas praticam atividades, o que é importante."

Votorantim vai parcelar a partir de segunda dívidas com PPI

Jornal Cruzeiro do Sul

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Negócios Jurídicos, inicia na segunda-feira (3) o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI). Os munícipes inscritos ou não na dívida ativa e que possuem débitos com o município terão desconto de até 100% sobre multas e juros. O atendimento será realizado das 9h às 16h, no Espaço Aquário Cultura, ao lado da Praça de Eventos Lecy de Campos.

O atendimento, que acontece de segunda a sexta-feira, será por ordem de chegada e controlada por senhas. Serão atendidos os munícipes que comparecerem ao local até as 16h.

Têm direito a participar do programa aqueles que possuem débitos tributários, a exemplo de IPTU e ISS e não tributários, como multa por falta de limpeza de terreno. Os interessados em participar do programa terão o período de 60 dias para regularizar seus débitos junto à Prefeitura.

De acordo com o prefeito Fernando de Oliveira Souza (DEM), o programa tem a finalidade de oferecer oportunidade para que o contribuinte fique em dia com o município. "Estamos oferecendo descontos de até 100% sobre juros e multas", ressalta.

O programa permitirá ainda que os saldos de parcelamentos anteriores, que estejam em curso, em dia ou não, sejam absorvidos por esta iniciativa, que pretende alcançar o maior número possível de interessados. (Secom Votorantim)

Shell lança maior plataforma de atuação do automobilismo nacional

https://br.motorsport.com

 Foto: Jose Mario Dias



Mesmo com mercado desaquecido, empresa continua a investir no esporte a motor brasileiro: “apostamos no desenvolvimento de novos pilotos”

A Shell apresentou sua plataforma de patrocínios no esporte a motor para o ano de 2017.

Em evento realizado em Votorantim, no interior de São Paulo, a empresa divulgou oficialmente que contará com oito pilotos de quatro categorias diferentes neste ano.

Serão eles Átila Abreu e Ricardo Zonta na Stock Car, Gaetano di Mauro no Brasileiro de Turismo, Diego Ramos, Gianluca Petecof e Felipe Baptista no kart e Lico Kaesemodel e Dennis Dirani na Porsche Império GT3 Cup.


"O automobilismo é um esporte muito popular no Brasil, com milhões de fãs, e a Raízen, por meio da marca Shell, acredita nesta plataforma como parte de nossa estratégia de investimento e exposição de marca. Além disso, sabemos que o esporte passa por um momento difícil, carente de ídolos, e por isso apostamos no desenvolvimento e descoberta de novos pilotos com a Academia Shell Racing", diz Vicente Sfeir, Gerente de Motorsport e Patrocínios da Raízen.

 Em 2017, a Raízen apoiará um time oficial pela sexta temporada consecutiva na Stock Car. A novidade será o novo pacote técnico da TMG, com sede em Americana (SP) e comandada pelo experiente Thiago Meneghel, que já conquistou o título da categoria como chefe de equipe. Os pilotos serão Átila Abreu e Ricardo Zonta.

No Brasileiro de Turismo, a Shell Racing terá Gaetano Di Mauro pilotando o carro número 11. Com 19 anos, o piloto tem no currículo o tricampeonato brasileiro de kart na categoria Shifter e o título da Sprint Race. Nos treinos de pré-temporada, Gaetano foi um dos mais rápidos na pista de Londrina (PR).

No kart, a Academia Shell Racing possui três pilotos que disputam os principais campeonatos no Brasil e no mundo. Grande destaque no Mundial de Kart em 2016 (5º lugar), Gianluca Petecof corre na temporada 2017 pela tradicional Tony Kart, equipe italiana de fábrica que possui uma parceria técnica com a Ferrari Driver Academy.

Aqui no Brasil, Felipe Baptista e Diego Ramos atuam no Paulista Light, onde já conseguiram duas dobradinhas em apenas duas etapas disputadas neste ano. Além de disputar o título da categoria Junior até o final da temporada, eles também farão o Campeonato Brasileiro de Kart, que acontece em julho, no Kartódromo do Beto Carrero, em Penha (SC).

Para ampliar o acesso de crianças de 6 a 12 anos no kart, a Raízen também lançou a Escola de Kart KGV, um projeto também patrocinado pela Comgás por meio de uma parceria no Ministério dos Esportes. Trata-se de um programa inédito para descobrir jovens talentos passando os primeiros conceitos do esporte a motor, inspirada na escola da FFSA (Federação Francesa de Automobilismo) e que conseguiu levar um de seus alunos para a F1.

Pai ajuda a deter estuprador da filha; vídeo

http://br.blastingnews.com

Ele reconheceu o suspeito que abordou a menina quando ela voltava a aula


Uma menina de 17 anos quase foi estuprada quando na última terça-feira (28), quando voltava da escola, na cidade de Votorantim, em São Paulo. A garota foi imobilizada e teve a boca tapada, mas conseguiu se desvencilhar do sujeito e ele fugiu.

Câmeras de segurança flagraram toda a movimentação. Até aí, trata-se de uma ocorrência triste, mas não surpreendente no dia a dia de milhares de mulheres brasileiras, que infelizmente sofrem diariamente com os riscos de assédio e abuso sexual nas ruas e dentro de casa.

O que chama a atenção nesta história é que o homem foi preso graças a ajuda do pai da menina. Ele viu as imagens e conseguiu reconhecer o sujeito, que aparece de camiseta branca. Ele disse à #Polícia que quando viu as imagens, já sabia quem era. A partir daí, foi uma questão de honra ajudar a localizar o suspeito.

A tentativa de estupro ocorreu a alguns metros da casa da garota. O homem, que a arrasta para um terreno vazio já havia sido visto várias vezes nas redondezas. O pai então passou a investigar junto com a polícia. Ele tinha várias pistas, inclusive.

O pai, que não quis se identificar, sabia que o suspeito trabalhou em uma obra no bairro alguns dias antes, como servente de pedreiro. Contou que ele chegou a pedir emprego em algumas residências da região. Ele também já havia tentado abusar de uma amiga da vítima, por isso era visado.

Na delegacia, o suspeito confessou que era ele nas imagens em poder da polícia, mas alegou que não queria estuprar a jovem e que a intenção era apenas pegar o seu celular. Como a menina gritou muito e reagiu, ele achou melhor desistir e fugiu.

As imagens foram cruciais para o desfecho do caso. O vídeo só pode ser usado no processo por conta da câmera de segurança instalada em uma das casas no Jardim Karolyne.

Conforme o pai da vítima, o sujeito esperou o guarda que fica 24 horas no bairro sair para fazer a investida. “Eu costumo buscar minha filha na escola, mas naquele dia específico ela acabou voltando sozinha”.

O suspeito continua preso e deverá ser levado à cadeia de Pilar do Sul.

Ouça a Rádio Votorantim