quinta-feira, 25 de abril de 2013

CAT de Votorantim informa vagas disponíveis no mercado de trabalho

Nesta semana, 40 tipos de colocação estão disponíveis para quem precisa de emprego. Os selecionados serão encaminhados para agências e empresas que têm vagas abertas.

 

 

O Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT) de Votorantim informa abaixo a relação de vagas disponíveis para colocação no mercado de trabalho. Os interessados devem enviar currículo para cat@votorantim.sp.gov.br ou comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, diretamente na CAT que fica no Paço Dois, ao lado da Praça de Eventos "Lecy de Campos", portando currículo e carteira profissional.

Agências de empregos e empresas buscam mão-de-obra no banco de dados do CAT que, em média, tem cerca de duzentas vagas disponíveis para quem precisa de emprego. São vagas para todos os níveis de capacitação profissional, desde o ensino básico, até a formação superior e profissionais bilingues. No primeiro trimestre de 2013, o CAT registrou quase 1,5 mil atendimentos e cadastros.

 

40 tipos de vagas

 

Auxiliar de Produção (100 vagas), Ajudante de Pedreiro, Ajudante Geral, Assistente Financeiro, Auxiliar de Instalador de Acessórios, Auxiliar de Vendas de Peças, Ajudante de Pedreiro (10 vagas), Analista de TI, Balconista de Açougue, Consultor Técnico, Conferente, Carpinteiros, Consultor em Telecom, Coordenador de TI, Eletricista, Eletricista Predial, Eletricista Montador, Encanador Predial, Encarregado Manutenção Predial, Forneiro (Exp. em vidros), Gerente de Fundidos, Inspetor de Qualidade, Jardineiro, Líder de Limpeza, Líder de Almoxarifado, Operador de Empilhadeira, Lavador de automóveis, Mecânico de Manutenção, Motorista, Motorista, Carreteiro, Operador de Telemarketing, Operador de Rolo, Operador de Trator Agrícola, Operador de Rolo Pé de Carneiro, Operador de Empilhadeira, Operador de Atendimento, Operador de Jato, Pintor Industrial, Programador de serviços de mecânica e funilaria, Porteiros, Pedreiros, Repositores, Técnico em P.A.B.X., Técnico (Conh. em informática, Telecom ou elétrica), Técnico em Meio Ambiente, Telemarketing (Ativo), Técnico em CFTV, Vendedor de Consórcio, Vendedor (a)(Conhecimento em Excel/Powerpoint, CorewDraw) e Vendedor de peças.

 

SECOM (PMV)


 


ACEV recebe Mesa Diretora da Câmara

No intuito de inteirar-se sobre as reais necessidades da Associação Comercial e Empresarial de Votorantim (ACEV),a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Votorantim composta pelo presidente, Heber de Almeida Martins (PDT), 1º secretário, vereador Eric Romero (PPS) e o 2º secretário, Lê Baeza (PV) se reuniu nesta quarta-feira (24) com a presidente Francine Aparecida de Souza Ferreira Camargo.

Para explicar sobre as condições atuais de cada setor, o encontro também contou com a presença de Eduardo Tegami (tesoureiro), Dr. Luiz Quintiliani (jurídico) e a participação do Presidente da Associação de Salto de Pirapora, Arnaldo Zullo que reforçou sobre os diversos exemplos de resultados positivos de outras cidades, que podem ser utilizados como referência e serem aplicados na cidade.

O presidente da Câmara parabenizou Francine por assumir a nova presidência da associação e ressaltou a importância dos trabalhos já realizados em sua gestão. "Nosso objetivo é auxiliar no que for necessário, dando suporte para que os comerciantes e a população possam ser beneficiados", ressaltou Heber.

Dentre os assuntos abordados, Francine destacou sobre a sua gratidão em ser eleita como presidente e explanou de forma objetiva as dificuldades que enfrenta no início de seu mandato. "Nossa intenção é implantar uma campanha para os comerciantes e empresários, com o intuito de incentivar a utilização do "bolsão", situado ao lado da Prefeitura Municipal com capacidade para comportar 300 carros. Com a adesão será possível regulamentar e readequar as vagas existentes na Avenida 31 de Março ", afirmou a presidente.

A Mesa Diretora solicitou a atualização constate das informações referentes à campanha e demais projetos que foram discutidos, e na sequência,  propôs ideias para serem realizadas em conjunto com a Secretaria de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte no sentido de facilitar o acesso às lojas, proporcionar maior fluidez no trânsito e favorecer o crescimento significativo do comércio.



Thalyta Lima
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim

Dia do Índio inspira atividades pedagógicas nas escolas

Para marcar a passagem do Dia do Índio, celebrado em 19 de abril, creches e escolas municipais de Votorantim desenvolveram diversas atividades pedagógicas ao longo da semana, com estudantes de todas as idades. Professores e coordenadores usaram a criatividade para abordar a cultura indígena, trabalhar a questão do respeito étnico e a diversidade de costumes.

No Centro de Educação Infantil "lda Luchini Vial", do bairro Angelo Vial, as 130 crianças participaram das atividades. O trabalho não foi focado na questão da data e teve uma abordagem mais ampla da cultura e da história, "falamos de costumes, da alimentação, do modo de viver dos índios antigamente e nos dias de hoje, entre outros aspectos", explicou a coordenadora pedagógica Ana Paula Vieira Ferreira de Oliveira.

As crianças conheceram o urucum e saborearam milho cozido e mandioca, alimentos incorporados à culinária brasileira através dos povos indígenas. Também houve um trabalho de musicalização, com o uso de tambor, para aprender ritmos e tons.

Na Escola Municipal "Prof. Antônio Vicente Bernardi, do Jardim Archila, as atividades foram organizadas de acordo com a faixa etária das crianças. Os alunos do 2º ano B apresentaram a peça "A Lenda da Mandioca", retirada do folclore dos índios tupis para explicar a origem da raiz que um dos principais alimentos dos povos indígenas no Brasil.

Já os alunos do 5° ano A, prepararam uma apresentação sobre a cultura dos índios, seus costumes e a redução da população indígena após à colonização do Brasil. As crianças aprenderam que o país já abrigou mais cinco milhões de índios e hoje esse número está em torno de 370 mil. Os alimentos também despertaram o interesse das crianças que aprenderam sobre o cultivo de raízes e tubérculos para produção de farinhas, das frutas para bebidas fermentadas e também da importância da caça para a culinária indígena.


SECOM (PMV)

Notas esportivas

Juvenil define campeão neste sábado

O Campeonato Juvenil de Futebol promovido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sespol), define o campeão 2013, neste sábado (27) em partida que terá início 14h, no Estádio Municipal "Domenico Paolo Metidieri". A final será disputada entre as equipes Floresta e Vila Garcia.

 

A primeira partida que define o campeão ocorreu no último sábado, quando a equipe do Floresta venceu pelo placar de 2 a1. Desta forma, como prevê o regulamento da competição, o Floresta joga pelo empate e se perder por um gol de diferença a disputa vai para a cobrança de pênalti.

 

 

Quarentão 2013 conhece o campeão neste sábado

 

O Campeonato de Futebol Quarentão 2013 realizado pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sespol), conhece o campeão desta edição, neste sábado (27) em partida que terá início às 17h, no Estádio Municipal "Domenico Paolo Metidieri". A final será disputada entre as equipes Los Fuegos e Bela Montanha.

 

A primeira partida da final ocorreu no último sábado, quando a equipe do Bela Montanha venceu pelo placar de 3 a 2.  Como prevê o regulamento da competição, o Bela Montanha joga pelo empate e se perder por um gol de diferença a disputa vai para a cobrança de pênalti.

 

 

Varzeano tem seis jogos neste domingo

 

O Campeonato de Futebol Varzeano 2013 terá neste domingo (28) seis jogos pela 7ª rodada da primeira fase. Todas as partidas terão início às 9h45. Segue os confrontos e referidos locais dos jogos: Fluminense x Vila Amorim, no campo do Fluminense; M.C.J.D. Clarice x Guanabara, Jardim Clarice; Cachoeira x São Lucas; Chave; Flamengo x Votocel, Flamengo; Rio Acima e Grêmio São João, Cermag; Vila Garcia x Jardim Clarice, Vila Garcia.

 

 

SECOM (PMV)

 


Projeto de futsal movimenta bairros em Votorantim

Dois projetos de futsal para menores estão movimentando as regiões do Jardim Serrano e São Lucas. As oficinas atendem crianças com idade a partir dos 06 anos. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sespol). 

 

O professor de educação física, Rodrigo Moraes, responsável pelas oficinas explica que a proposta, além de ser uma opção de lazer para as crianças do bairro, educar através do esporte. Para Moraes a meta é fazer com que a criança vivencie o esporte por meio de suas regras e socialização. Ele lembra ainda que o projeto funciona em dois períodos justamente para atender o contraturno escolar.

 

"Estamos atendendo as crianças em dois períodos, manhã e tarde", o professor informa ainda que para participar do projeto é só comparecer no local da atividade nos horários determinados.

 

O secretário de Esportes e Lazer, João Carlos Taborda dos Santos, destaca a importância do núcleo. "Nosso objetivo é atender as crianças dos bairros e oferecer o esporte com a orientação de um profissional", disse. De acordo com Taborda o objetivo é implantar o projeto em outros bairros da cidade.

 

No Jardim Serrano a oficina acontece toda segunda e quarta-feira com início às 8h30 e 9h30 e na parte da tarde com início às 14h, 15h e 16h. A criança interessada pode comparecer na quadra poliesportiva que fica no Espaço Jovem localizado na rua Pedro Nunes, 271, Jardim Serrano II.

 

Para o garoto Matheus Henrique Dutra Souza, 13 anos, a atividade tem sido muito interessante. "Gosto muito de futebol e posso treinar bem perto de minha casa", comenta o menino que mora na mesma rua do Espaço Jovem.

 

Outro aluno que está gostando do projeto é Gustavo Romana do Nascimento, 12, que tem o sonho em se tornar um grande jogador de futebol. "Meus amigos me falaram do projeto e comecei a participar do treino", disse.

 

No Jardim São Lucas o projeto de futsal acontece na quadra poliesportiva da escola "Isabel Fernandes Pedroso", toda sexta-feira das 9h às 11h e das 14 às 17h. 

 

SECOM (PMV)

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 10 de maio. Em Votorantim 11.901 pessoas já foram vacinadas

A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até 10 de maio em todo o Brasil. Em Votorantim, as pessoas incluídas nos grupos indicados para vacinação devem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Saúde da Família para se imunizar. Desde o dia 15 de abril, quando foi iniciada a campanha, até esta quarta-feira, dia 24, 11.901 votorantinenses receberam a dose que protege contra três tipos de vírus da gripe, incluindo o A/H1N1.

Este número corresponde a 62,9% do público alvo da campanha e a meta é atingir 80% do total. No Brasil, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, a cobertura até esta quarta-feira foi de 47,9% e na região Sudeste alcançou os 35,3%.

As pessoas com mais de 60 anos são o principal alvo da campanha. A vacina também está disponível para crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, mulheres no período pós-parto (até 45 dias) e portadores de doenças crônicas. Todas as pessoas com indicação para se vacinar devem levar carteirinha para registro da dose. Aqueles que possuem doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, entre outras, devem apresentar indicação médica para receber a vacina.

 

Idosos vão acompanhados para tomar vacina

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Bela Vista tem sido uma das mais movimentadas durante a campanha, com demanda ao longo de todo o horário de funcionamento. Muitos idosos chegam em grupo ou acompanhados de familiares para se vacinar. A aposentada Marinha Maria, de 89 anos, foi acompanhada da filha Maria de Lurdes Camargo, de 66 anos, para se proteger: "Eu e ela tomamos todo ano e não pegamos mais gripe", explicou Maria de Lurdes.

O casal Dirce Hermance Ponce de Carvalho Rocha e Hermance Ponce de Carvalho Rocha, com 73 e 76 anos respectivamente, também compareceram juntos para se proteger contra a gripe. Bem disposta, Dirce contou que é adepta da vida saudável, pratica vários tipos de atividade física, cuida bem da alimentação e costuma de vacinar todos os anos. "Também é uma forma de cuidar da saúde", destacou.

A secretária da Saúde de Votorantim reforça o apelo para que todas as pessoas com indicação para a imunização participem da campanha. "Essas pessoas foram contempladas com a vacina porque a gripe é uma doença que pode ter complicações graves, como pneumonia e pode levar a óbito. Para os idosos, que já costumam ter a saúde mais frágil, o risco é maior", frisou Isilda Maris Chiozotto de Moraes. Ela recomenda que filhos, netos e sobrinhos lembrem os idosos da família sobre a vacinação e se ofereçam para levá-los à unidade de saúde. "Há muitas pessoas idosas que precisam de uma ajuda, de um incentivo para sair de casa e a companhia de alguém da família é uma ótima maneira de ajudá-los a se vacinar", destacou.

 

 

Vacinação contra a Gripe em Votorantim - até 10/05/2013

Quem deve receber a dose?

Homens e mulheres com mais de 60 anos

Crianças de 6 meses a menores de 2 anos

Gestantes

Mulheres no período pós-parto (até 45 dias)

Portadores de doenças crônicas

Onde se vacinar em Votorantim?

Unidades Básicas de Saúde

Unidades de Saúde da Família

  • Horário normal dessas unidades

Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo).

  • 8h às 17h.

Fonte: Secretaria da Saúde de Votorantim (Sesa)

SECOM (PMV)

Campanha de detecção do câncer bucal atrai a atenção dos votorantinenses

 Quem passar pelas unidades básicas de saúde de Votorantim até esta sexta-feira (26) pode fazer uma avaliação com dentistas para orientação e identificação de sinais de câncer bucal. A campanha começou na segunda-feira e tem como principal público alvo os maiores de sessenta anos, mas tem chamado a atenção de pessoas de todas as idades.

A diarista Dolores Alves da Silva, de 37 anos, aprovou a iniciativa. Ela esteve na unidade de saúde do Parque Bela Vista para agendar um exame e viu um cartaz da campanha. "Vou voltar aqui esta semana e vou querem passar pela avaliação, às vezes, não sabemos entender os sinais de alguma doença e quanto antes começar tratar é melhor", disse.

O casal Fátima Palmieri Vieira Ferreira, de 58 anos e Carlos Ferreira, de 61, estiveram na unidade de saúde para se vacinar contra a gripe e aproveitaram para avaliar a boca. Ambos não tinham nenhuma alteração que pudesse indicar problemas ou doenças e aprenderam que é preciso observar a boca com frequência. "em baixo da língua, normalmente as pessoas esquecem. Alguns acham normal ter algum machucado, mas é indicado avaliar", explicou o dentista Horácio da Cruz Moreira.

Quem usa próteses dentárias totais ou parciais, tem alguma alteração na boca, como feridas que não cicatrizam, manchas ou machucados deve procurar uma unidade básica de saúde de Votorantim até esta sexta-feira para a avaliação com o dentista. Lesões identificadas serão avaliadas e se houver suspeita de câncer de boca será feito o encaminhamento para confirmação do diagnóstico e tratamento.


SECOM (PMV)

Emenda Substitutiva é apresentada ao projeto que proíbe trote estudantil

  Com a finalidade de que a lei seja cumprida, a Comissão de Justiça formada pelos vereadores Marcos Antonio Alves (relator), Pedro Nunes Filho (presidente) e Bruno Martins de Almeida (membro), optou por acompanhar o parecer do departamento jurídico e apresentou a Emenda Substitutiva ao Projeto de Lei nº 010/2013, de autoria do vereador Pedro Nunes Filho (PDT).


De acordo com o autor do projeto, o objetivo é proibir a realização de trote em vias públicas, que muitas vezes utilizam de atos de coação, agressão física, moral ou qualquer outro meio e coloca em risco a saúde, a integridade física ou a dignidade dos calouros.


"Nossa intenção com este projeto é que os alunos sejam incentivados sim, a praticar o trote solidário, como; doar sangue, participar da arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas e produtos de higiene e desenvolver atividades afins. Desta forma respeitam a dignidade humana e incentivam a adoção de valores éticos como a solidariedade", relata Pedro.


Dentre os artigos da emenda, inclui a obrigatoriedade de divulgar a proibição nas universidades, faculdades e estabelecimentos de ensino privados e a punição aos acadêmicos que não cumprirem as determinações, de acordo com o regimento interno. No âmbito municipal, a administração poderá estipular outras medidas de repressão. Caso seja aprovada, a lei entrará em vigor 30 dias após sua publicação.

Thalyta Lima
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim

Heber Martins esteve com o empresário João Abreu

A convite do empresário João Abreu, o presidente da Câmara Municipal, vereador Heber Martins, esteve no centro industrial Bandeiras (antiga Metidieri).

A visita de cortesia serviu para que conversassem sobre vários assuntos, dentre eles, a intenção do centro empresarial receber novas indústrias. "Isso é ótimo para a cidade, pois um empreendimento desse porte gera emprego e renda ao trabalhador votorantinense", destacou o parlamentar.

O encontro contou com a ilustre presença do filho do empresário, o piloto Átila Abreu, que disputa a categoria stock car.



Por Assessoria

Adolescente é detido por tráfico de drogas

 Jornal Cruzeiro do Sul
 
Polícia Militar de Votorantim deteve na madrugada desta quarta-feira (24) um adolescente acusado de tráfico de drogas, no Jardim Tatiana.
 
Uma viatura rondava o bairro quando avistou o garoto em atitude suspeita e o abordou. Com ele foram localizados 20 gramas de cocaína, 7 gramas de maconha e R$ 20 em espécie.
 
O jovem foi conduzido à delegacia, onde foi elaborado boletim de ocorrência de ato infracional de tráfico de drogas e foi liberado pelos responsáveis.

Bailarino de Votorantim na cena carioca

 Rede Bom Dia
Fernanda Ikedo

 Depois de se apresentar na Europa e Estados Unidos, Felipe Vian muda-se para o Rio de Janeiro


Todo artista quer se dedicar ao trabalho de forma exclusiva, mas nem sempre isso é possível por causa da correria em busca  de projetos culturais, fundamentais para se manter ativo, mas que nem sempre dão certo. Há burocracia aqui e ali, fora outros impasses.

Por isso, trajetórias de grupos ou artistas em carreira solo que batalham e conquistam um posicionamento chamam a atenção.“Não é fácil correr atrás dos nossos sonhos. Temos de dar a cara a tapa, correr contra a correnteza, fazer o ‘não’ virar ‘sim’, convencer a família de que dança é uma profissão e que posso ganhar dinheiro com isso”, diz o bailarino votorantinense Felipe Vian, 21 anos.

Ele colocou os pés na carreira internacional em 2011, quando foi selecionado entre 286 dançarinos do Brasil para participar da Bienal de Veneza, onde passou quatro meses de estudos e apresentações, dirigido por Ismael Ivo. No ano passado, Felipe foi para Nova York e também se apresentou na terra do Tio Sam.

Agora é que são elas. O bailarino não está de viagem marcada para outro país. Ao contrário, ele está criando raiz. Felipe fez audição e será um dos 15 integrantes da Companhia de Dança Lia Rodrigues, do Rio de Janeiro,  fundada em 1990. “É um trabalho como outro qualquer. Somos contratados e recebemos salário para viver. Por isso, é um momento muito especial para mim porque vou trabalhar com aquilo que eu amo.”
Este ano a companhia fará estreia de espetáculo. “Estou super animado em fazer parte de um elenco novo e com um trabalho fresquinho”, comenta.

Ele explica que a diferença de trabalhar na companhia e em projetos é que estes sempre acabam e na companhia sempre tem trabalho, agenda e trabalhos extras.

A diretora que dá nome à companhia foi uma das primeiras pessoas a pensar dança contemporânea no Brasil e a responsável pelo Festival Panorama Rio Dança, no qual trouxe artistas do exterior que jamais haviam visitado o Brasil.

Malas prontas/ Felipe inicia o trabalho na companhia de dança no próximo dia 2 e terá aulas de diferentes modalidades como ioga, teatro e balé. Ele faz hoje a mudança para o Rio de Janeiro. “Vou ficar na casa de alguns amigos neste primeiro mês até ir me acertando e arranjar um espaço oficial para morar.”
Lia Rodrigues
A companhia de dança contemporânea se mantém em atividade durante todo o ano com aulas, ensaios do repertório e trabalho de pesquisa e criação, sempre em colaboração com os artistas-bailarinos. A sede fica no Centro das Artes da Maré,  no Rio de Janeiro, espaço de diversidade artística.
Dança contemporânea
Essa modalidade rompeu com o balé clássico, na década de 60, tirou as sapatilhas das bailarinas e dos bailarinos. Torna-se em 80 uma linguagem própria da dança. Transmite ideias, sentimentos e conceitos.

Felipe Vian faz as malas para o Rio de Janeiro

Jornal Cruzeiro do Sul
Maíra Fernandes

Bailarino votorantinense é um dos seletos selecionados para integrar o time da renomada Lia Rodrigues Companhia de Danças


 - Por: Divulgação/André Pinto

O Rio de Janeiro é a próxima parada do bailarino votorantinense Felipe Vian, um dos seletos selecionados para integrar o time da Lia Rodrigues Companhia de Danças. Vian embarca hoje para a cidade, e dentre alguns dias já inicia com os demais bailarinos da cia. o processo de pesquisa para um novo espetáculo, que deve estrear ainda em 2013. "Estou super feliz por fazer parte deste grupo no Rio de Janeiro que é extremamente reconhecido no exterior e no Brasil pela sua linguagem, e também dizer que um grupo grande e importante é o que traz estabilidade para o bailarino, porque até então vivemos de projetos temporários com início e fim, e a companhia pode trazer uma estrutura para criar projetos de vida através da arte. É um momento muito importante pra mim", reconhece ele, que participou das audições para a escolha dos bailarinos no começo do mês. O teste aconteceu em dois momentos e durou três dias: primeiro ocorreu uma seleção do material enviado para a cia., contendo currículo e bagagem artística, e depois o teste no Rio de Janeiro com os bailarinos.

O contrato de Vian com a escola de dança é, primeiramente, pelo período de um ano, mas pode ser renovado. Por enquanto, o jovem ficará hospedado na casa de amigos, mas não tem previsão de volta para Votorantim. "Conheço o trabalho desenvolvido por eles, que têm uma pesquisa interna sobre movimentação. A diretora da cia., Lia Rodrigues, foi uma das primeiras pessoas a pensar dança contemporânea no Brasil, criou o festival Panorama Rio Dança onde trouxe artistas do exterior jamais visitados no Brasil. A cia. é extremamente conhecida pelo seu trabalho de vanguarda, tem linguagem peculiar de se mover e proporciona ao bailarino um ambiente para criação se tornando co-responsável pela obra existente."

O bailarino, que começou a fazer dança no Projeto Núcleo de Dança de Votorantim em 2003, explica que o fato de ter morado e estudado no exterior entre os anos de 2011 e 2012 foi imprescindível para o teste "Morei um tempo na Itália estudando dança no projeto Arsenale della Danza criado por Ismael Ivo, também morei em Nova Iorque onde fiz aulas em lugares e com pessoas importantes da dança no mundo. Lá também participei de muitas audições que foram importantes para aprender como fazer."

De acordo com Vian, que vinha desenvolvendo performances solo em diversos locais da cidade e região, para viver da sua arte hoje no Brasil é preciso estar atento com as possibilidades, e ter coragem para alcançá-las. "Eu realmente fico grato por todas as oportunidades que apareceram na minha vida, porque morar, viver e sonhar com arte no interior é muito difícil, colocar o pézão no mundo e conquistar seus objetivos não é uma tarefa pra qualquer um, precisa ter coragem e muita vontade para correr atrás do que a gente quer, especialmente no campo das artes", considera ele, feliz com o reconhecimento do trabalho.
Para conhecer o trabalho do bailarino: http://felipevian.tumblr.com/. 

Queimada atinge área de 4 mil m2

Jornal Cruzeiro do Sul
Adriane Mendes


Bombeiros tiveram que usar abafadores para conter chamas - Por: Pedro Negrão



Os bombeiros tiveram trabalho ontem à noite para controlar fogo em mato numa área localizada entre o Shopping Panorâmico e o conjunto esportivo do Sesi, no Jardim Paraíso, em Votorantim. A maior dificuldade, de acordo com o sargento PM José Maria Gama de Assis, era a dificuldade de acesso, o que impedia a chegada de mangueiras, fazendo com que o combate fosse feito apenas por meio de abafadores.

O incêndio criminoso - uma vez que a noite não havia possibilidade de ignição - começou por volta das 20h, e atingiu praticamente a metade da área de 4 mil metros quadrados. De acordo com o sargento Gama, do Corpo de Bombeiros de Votorantim, que atendeu à ocorrência com os soldados Erick e Júnior, além de ter que utilizar apenas abafadores, o trabalho dos bombeiros foi prejudicado pelo vento. Outro problema relatado pelo chefe de equipe, foi o fato da ocorrência ser à noite, quando os bombeiros precisam ainda retomar o cuidado por onde pisam, pois podem ser surpreendidos por buracos e até mesmo poços desativados.
Inicialmente o combate às chamas, que podiam ser vistas até mesmo do estádio do CIC em Sorocaba, se deu pela lateral do terreno em direção ao prédio do Sesi, concentrando posteriormente o trabalho em direção à avenida 31 de Março, onde a presença de um aceiro tentava impedir a propagação das chamas. Mesmo assim, por volta das 22h30 os bombeiros ainda não tinham previsão de retorno à base.

Ainda de acordo com o sargento Gama, o grande problema está na falta de conscientização das pessoas que se prestam ao trabalho de atear fogo em mato. Segundo ele, somente ontem em Votorantim, sua equipe atendeu, com o da noite, três casos de fogo em mato: um no Parque Novo Mundo, numa área de 8 mil metros quadrados, dos quais mil metros quadrados foram atingidos, e outro no bairro Santo Antônio, numa área menor. De acordo com os bombeiros, representantes da Prefeitura teriam ido até o local para saber da gravidade da situação, e segundo consta, a área queimada seria particular.

TV Votorantim - Kaká Martins - Casas são derrubadas em Votocel para reintegração de posse

TV Votorantim - Kaká Martins - Projeto Social de Futsal

Ouça a Rádio Votorantim