terça-feira, 22 de novembro de 2011

Projetos direcionados à obrigatoriedade de leitor óptico nos supermercados e serviços de atendimento médico nos shoppings



Durante a sessão legislativa desta segunda-feira (21), os parlamentares de Votorantim aprovaram por unanimidade 13 requerimentos, sendo 3 especiais e encaminharam 5 indicações à Administração Municipal. A Câmara também aprovou os Projetos nºs 091/11 e 092/11 com suas Emendas Substitutivas recebidas no ultimo 31. "Conforme orientação da Assessoria Jurídica, nos termos do art. 100, inciso I, do Regimento Interno, apresentamos emenda substitutiva inserindo sanção pelo descumprimento da norma", justifica o autor do projeto, vereador Pedro Nunes Filho (PDT).
No primeiro Projeto de Lei, os supermercados de Votorantim que adotarem o sistema de marcação de preços serão obrigados a instalarem máquinas de leitura ótica dos códigos de barras. De acordo com os artigos descritos do projeto, no caso do descumprimento da lei acarretará ao infrator, a aplicação de multa em 100 UFM's (Unidade Fiscal do Município), renovada diariamente até que cesse o ato infracional. As máquinas deverão ser localizadas nas áreas de vendas e em outras de fácil acesso, para que os consumidores possam consultar os preços.
"Esta é uma preocupação constante dos clientes, a dificuldade de informação quanto ao preço do produto, ou até mesmo, o baixo número de terminais de consulta ao código de barras. Sabemos também que é obrigação do estabelecimento manter o seu sistema de cadastro de produtos e preços diariamente atualizado, a fim de evitar transtornos na hora em que o consumidor passe as suas compras pelo caixa e perceba informações contraditórias em relação ao preço anunciado e o de fato cobrado", acrescenta o autor do projeto.
No segundo Projeto de Lei (n° 092/11), o objetivo é obrigar os estabelecimentos comerciais com mais de 30 lojas, como Shopping Center,  para que coloquem à disposição dos seus clientes e funcionários, serviço de atendimento médico. Sendo assim, os shoppings deverão instalar ambulatório médico com equipamentos e materiais de primeiros socorros.
O horário de funcionamento do ambulatório será o mesmo das lojas e ficará sob a responsabilidade de pelo menos, um agente de saúde para os atendimentos necessários que serão realizados gratuitamente. Em caso de descumprimento da lei, acarretará ao infrator a aplicação de multa de 500 UFM's (Unidade Fiscal do Município), renovada diariamente até que cesse o ato infracional.
"A cidade já ultrapassa os 100.000 (cem mil habitantes), e, recentemente, o prefeito Carlos Pivetta por meio da imprensa comunicou à população em geral que, em breve, teremos mais um Shopping Center em nossa cidade. A nossa preocupação é com a segurança das pessoas que trabalharão e frequentarão esse empreendimento, que também terá diariamente a concentração de milhares de pessoas", destacou Pedro Nunes.
Os Projetos aprovados seguem para o Executivo, para que as Leis sejam regulamentadas pelo Chefe do Executivo, que definirá, dentre outros detalhes, a identificação do órgão fiscalizador.


Thalyta Lima
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim

Alunos de escola do Votocel visitam redação da Folha de Votorantim

Folha de Votorantim
Texto: Valdinei Queiroz

Foto: Marcos Ferreira


137 crianças conheceram detalhes de como é feito um jornal impresso


Três turmas (3°, 4° e 5° anos) da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) "Maria Helena de Moraes Scripillitti", do bairro Votocel, estiveram ontem (21) no jornal Folha de Votorantim para conhecer o processo da mídia impressa. A atividade fez parte da Educação em Tempo Integral, que abrange toda a rede municipal, com aulas extras sempre no contraturno.
Na parte da manhã, 71 alunos conheceram cada departamento do jornal. Os jornalistas Gerson Júnior e Matheus Casagrande falaram como funciona o procedimento de pautas, a execução das reportagens e a parte de edição dos textos.
Na tarde, das 14 às 15 horas, 66 alunos também vieram para conhecer cada detalhe do processo jornalístico. Além disso, nos dois períodos, eles aprenderam como é montado o jornal impresso.
As crianças também conhecer o setor de impressão da Folha, onde Luis Carlos explicou sobre as fases da impressão. Esta visita fez parte do programa de realização de um jornal escolar, para conclusão de um projeto pedagógico da escola, coordenado por Daniele Domingues.

Coletivo O¹² transforma pedreira abandonada em palco de dança

Folha de Votorantim
Texto: Matheus Casagrande

Foto: Larissa Ferreira

O Coletivo O¹² é bastante conhecido por seu engajamento na área de economia criativa. Uma das características desta vertente é a iniciativa de dar uma nova utilidade a todas as coisas.
É partir deste olhar que os artistas votorantinenses apresentam uma nova proposta com potencial para marcar a história recente do município e também dar uma nova inspiração a respeito do que tem sido feito na área da dança contemporânea no Brasil e nas artes de forma geral.
Em uma programação cultural de dois dias (dias 24 e 26 de novembro) que envolve apresentações artísticas, debates e workshops, "Dança na Pedreira" é o projeto que dará vida a um local abandonado no Jardim Icatu - uma cratera formada por uma antiga empresa de extração de calcário. Por conta de o lugar ter sido uma pedreira há vários anos, o que restou é uma natureza degradada, onde a única utilidade encontrada é o depósito criminoso de lixo e entulho.
"A economia criativa tem também essa característica de pegar um lugar e dar uso para ele", explica Thiago Alixandre, um dos membros do O¹². Quando a ideia veio - daquele jeito esquisito que as ideias vêm - havia uma série de razões para isso. Numa análise fria, contam mesmo os últimos quatro anos que os jovens estão refletindo em torno de temas como a própria economia criativa, além da sustentabilidade e autonomia. Mas tem também o olhar de artista, a inspiração, a vontade e a necessidade de sair do comum.
O "Dança na Pedreira" tem realização do Sesc Sorocaba, que levará palco, som, luz e toda estrutura necessária. A melhoria imediata que a ação vai proporcionar é a revitalização do local, já que a prefeitura está cuidando do espaço especialmente para a programação. Mas os votorantinenses sonham ainda mais. Eles acreditam que esta ação artística e cultural será o primeiro passo para uma mudança de pensamento. "O projeto tem como intuito chamar a atenção do poder público e privado para esse local e mostrar o potencial de um possível pólo criativo e artístico da cidade", dizem os bailarinos.
A programação cultural entre as pedras contará com espetáculos de dança, workshop para atores e bailarinos, palestra com crítica de dança da UFBA (Universidade Federal da Bahia), lançamento de livro e concerto musical. Acontecerá ainda dentro da programação o primeiro simpósio de economia criativa da cidade de Votorantim, com a conferencista Ana Carla Fonseca, diretora da Garimpo de Soluções e consultora da ONU (Organização das Nações Unidas).
Na noite do dia 24 será apresentado o espetáculo do Coletivo O¹² "Quando se desprendem as partes" que foi contemplado duas vezes pelo Ministério da Cultura através do prêmio federal Funarte de Dança Klauss Vianna.
O projeto Dança na Pedreira conta também com parceria da Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim, Sesi Votorantim e da empresa Auto-Ônibus São João. O Coletivo O¹² é formado por Thiago Alixandre, Douglas Pereira, Guilherme Santos, Preta Ribeiro, Tati Almeida, Vera Almeida, Rafael Bricoli e Lidi Domingues.

Serviço

Dia 24/11
9h - Lecture Demonstration – Jogo interativo para plateias
14h30 - Workshop "Corpo Autônomo"
20h - Espetáculo "Quando se desprendem as partes"
21h30 - Conversa pública - Dança em reflexão e lançamento do livro "Corpocidade", de Fabiana Dultra Britto

Dia 26/11
16h - Simpósio de Economia Criativa com Ana Carla Fonseca e mediação de Thiago Alixandre
18h - Concerto de violão clássico com Adriano Costa e convidado

Inscrições para o workshop devem ser feitas pelo e-mail workshop@coletivoo12.com.br ou na unidade do Sesc Sorocaba. Acesso à pedreira desativada pela rua Humberto Della Pache, s/n,  Jardim Icatu (ao lado da bica d'água). Toda a programação é gratuita. Mais informações: www.odoze.blogspot.com / www.sescsp.org.br

Recape em ruas do Vossoroca é concluído nesta terça-feira (22)


Programa "Recapeamento para Todos" segue nos bairros Parque Jataí I e II e Parque Bela Vista


A Prefeitura de Votorantim concluiu nesta terça-feira (22) as obras de recape das 10 ruas do bairro Vossoroca. Conforme cronograma estipulado pela Secretaria de Obras e Urbanismo (Sourb), os serviços desta etapa, que fazem parte do programa "Recapeamento Para Todos", serão executados em 59 ruas do município receberão melhorias, totalizando a área de 151.829,09 m². Neste momento, os bairros Parque Bela Vista e Parque Jataí I e II começam a receber o serviço.

 

No Vossoroca, a última via a receber o novo pavimento foi avenida Pedro Gonçalves, uma paralela da avenida Julia Martins Domingues. Em todo o bairro foram pavimentadas as ruas Catarina Maria de Jesus, Antônio Rocha de Camargo, João Olivério Antunes, Maria dos Santos Moreira, Pedro Rodrigues Ribeiro, Frederico Messel, Maria Piccinatto Pregnholatto, Luiz Nardim, Av. Pedro Gonçalves e Av. Maria Henrique Duarte.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Recape em ruas do Vossoroca é concluído nesta terça-feira (22)

 

Programa "Recapeamento para Todos" segue nos bairros Parque Jataí I e II e Parque Bela Vista


A Prefeitura de Votorantim concluiu nesta terça-feira (22) as obras de recape das 10 ruas do bairro Vossoroca. Conforme cronograma estipulado pela Secretaria de Obras e Urbanismo (Sourb), os serviços desta etapa, que fazem parte do programa "Recapeamento Para Todos", serão executados em 59 ruas do município receberão melhorias, totalizando a área de 151.829,09 m². Neste momento, os bairros Parque Bela Vista e Parque Jataí I e II começam a receber o serviço.

 

No Vossoroca, a última via a receber o novo pavimento foi avenida Pedro Gonçalves, uma paralela da avenida Julia Martins Domingues. Em todo o bairro foram pavimentadas as ruas Catarina Maria de Jesus, Antônio Rocha de Camargo, João Olivério Antunes, Maria dos Santos Moreira, Pedro Rodrigues Ribeiro, Frederico Messel, Maria Piccinatto Pregnholatto, Luiz Nardim, Av. Pedro Gonçalves e Av. Maria Henrique Duarte.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Formaturas do PROERD começam nesta sexta (25)

 

Cerca de 270 alunos da rede municipal de ensino de Votorantim vão se formar no curso do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência), a partir desta sexta-feira (25). Nesta etapa, cinco escolas realizam as formaturas para os estudantes que participaram do segundo semestre do curso.

 

Nas aulas, que acontecem uma vez por semana nas próprias escolas, os alunos recebem atividades que objetivam o desenvolvimento da auto-estima, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

 

O trabalho pedagógico é desenvolvido através do 40º Batalhão da Polícia Militar do Interior, em parceria com a Secretaria de Educação do município. Na oportunidade, a Soldado PM Françoise Rodrigues Rouco, realiza a função de instrutora responsável.

 

As formaturas começam nesta sexta feira (25). Confira as escolas:

 

ESCOLAS

FORMATURAS

Local

EMEF "Profª Mercedes Santucci"

25/11/11 - 10H30

Escola

Jd. Novo Mundo

R: Pedro Ferreira de Souza, nº 203

EMEIEF "Izabel Ferreira Coelho"

02/12/11 - 10H30

Escola

Rio Acima

R: José Gori, nº s/n

EMEF "Profº Antonio Vicenti Bernardi"

05/12/11 - 10H00

Escola

Jd. Archila

R: José Alarcon, nº 50

EMEIEF " Antonio Marciano"

05/12/11 - 14H00

Escola

Pq. B. Vista

R. Sete de Setembro

N° 803

 

EMEIF "Lucinda Rodrigues Pereira Ignácio"

07/12/11 - 10H30

Escola

Pq Morumbi

R: Hortência Maciel de Camargo, nº 154

 

 

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Câmara de Mediação de Votorantim resolve 100 casos no primeiro ano de atendimento

 

Apenas no primeiro ano de atendimento, a Câmara de Mediação e Conflitos de Votorantim já atendeu cerca de 100 casos do município, sendo 70% deles com solução encontrada. Na maior parte, foram atendidos conflitos familiares e assuntos dentro da área civil em geral.

 

A Câmara funciona desde 2010 e tem trazido resultados positivos para a população. Osmar Francisco de Campos, representante comercial, 69 anos, já foi atendido em dois processos e garante que além de rápida, a solução do caso foi justa para ambas as partes. "Sem dúvida nenhuma eu recomendo que os munícipes procurem resolver seus conflitos lá. Fui atendido de forma excelente e prática".

 

Rosmari Gimenez, secretária, 39 anos, conta que seu caso foi resolvido em menos de um mês, e já pensa em voltar para solucionar em outros casos. "Fui bem atendida por uma equipe muito competente. Meu caso chegou a uma conclusão para ambas as partes em apenas três semanas e já penso em voltar de novo".

 

Os casos que possuem assistência são variados como situações de família como divórcio, pensão, guarda, divisão de bens, desde que não envolvam agressões. A câmara também atende causas de direitos do consumidor, como questões de colisão entre veículos e desentendimentos entre vizinhos, menos aquelas que envolvam autarquias, concessionárias ou instituições financeiras (bancos).

 

Como funciona - O atendimento começa com uma das partes procurando o local. Lá, ela irá conhecer todo o projeto e apresentar o problema, que será analisado pelos mediadores. O caso é estudado visando o melhor método para a resolução do problema: a mediação ou conciliação. Uma das formas será definida quando da apresentação espontânea da outra parte, indicada pelo primeiro atendido. Na medida em que se chega ao consenso, é assinado o termo, em presença de duas testemunhas. Obtendo-se o acordo, tem-se o título executivo extrajudicial.

 

Não há custo durante o processo. Todos os profissionais que trabalham na mediação atendem de forma gratuita devido a uma parceria entre a Universidade de Sorocaba e Prefeitura de Votorantim, com o reconhecimento do poder judiciário perante as decisões tomadas. Para ser atendido pelo serviço é necessário ter renda familiar de no máximo três salários mínimos e morar em Votorantim.

 

A Câmara de Mediação e Conflitos funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 14 horas, e fica na Rua Albertina Nascimento, 132. Informações no local ou pelo telefone (15) 3247-2306.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


SP-264: Obras começam em junho de 2012, diz Alckmin

Ipanema Online


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse, em entrevista ao Jornal da Manhã, que as obras de duplicação da rodovia João Leme dos Santos, a SP-264, devem começar em junho de 2012.

Ele explicou que para isso é preciso que a contratação da empresa que irá realizar o projeto da duplicação seja realizada ainda este ano.  “Essa é uma prioridade do nosso governo. Então nós vamos duplicar do quilômetro 102 até praticamente o quilômetro 120. O projeto está em licitação. Está terminando a licitação, nós deveremos assinar o contrato nos próximos dias”.

Depois de assinado o contrato, a empresa terá seis meses para entregar o projeto. “Se assinarmos o contrato em dezembro, no meio do ano que vem as obras têm início”. De acordo com Alckmin, cerca de R$ 70 milhões serão aplicados nas obras de duplicação.
Ouça:

Para uso da região

 Ipanema Online

Alckmin: Sorocaba 

terá novo hospital em dois anos

 Marianna Barreto / Arquivo / Portal Ipanema

O governo do Estado de São Paulo vai investir cerca de R$ 70 milhões na construção de um novo hospital público em Sorocaba. De acordo com o governador Geraldo Alckmin, o projeto executivo para construção da obra já está em contratação e a previsão é que o hospital esteja funcionando dentro de dois anos.

“São R$ 72 milhões, todo ele pelo SUS [Sistema Único de Saúde]”, explicou o governador”, dinheiro do estado para beneficiar a população”.

Segundo Alckmin, o hospital terá 220 leitos, 40 leitos para UTI, atendimento de média e alta complexidade, centro cirúrgico, além de serviços de radioterapia e hemodinâmica. “Então, a cidade terá, além da recuperação do Complexo Hospitalar [CHS], um novo hospital. Não do lado do atual, mas em outro local”.

O governador explicou que esse novo local ainda não foi escolhido. “Isso está sendo definido entre a secretaria [do estado da Saúde] e a prefeitura de Sorocaba, analisando a demanda, o acesso, o atendimento regional”.

Geraldo Alckmin também falou dos investimentos para recuperação do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). 
 
Ouça:  

DENGUE -Quadro em Votorantim também é satisfatório

 Notícia publicada na edição de 22/11/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A -
 Leila Gapy

Sorocaba reduz índice de larvas do mosquito


O índice larvário do Aedes aegypti em Sorocaba está abaixo de 1 ponto, o que indica condições satisfatórias segundo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. De 1 ponto a 3,9 a situação é classificada como alerta e acima de 3,9 pontos a situação é de risco iminente de epidemia --- o que Sorocaba enfrentou no último verão. O índice é da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) desenvolvido pela Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba a pedido do governo federal, devido a cidade ser sede de microrregião do interior do Estado. Além disso, há nove semanas a cidade não contabiliza novos casos da doença, estacionados em 1.732 diagnósticos em meados de setembro. Uma das justificativas para o baixo índice de larvas e ausência de novos casos é a falta de chuva. Mas por conta disso e da elevada quantidade de possíveis criadouros que ainda são recolhidos nos arrastões semanais, a Secretaria destaca a importância da vigilância e cuidados para se evitar a infestação do mosquito, transmissor da dengue.

"Com a dengue não dá para descuidar. Os índices da ADL são os desejáveis e foi batalhado por nós junto à comunidade, que está de parabéns. Isso refletiu, de certa forma, nos números de casos. Mas não podemos descuidar, a vigilância tem de ser permanente, do contrário, podemos enfrentar a mesma situação do verão passado", disse Consuelo Matiello, diretoria da área de Vigilância da Secretaria de Saúde de Sorocaba. Tanto é que, para se ter uma ideia, em janeiro deste ano a Zoonoses dividiu a cidade em nove regiões para a avaliação. Na ocasião, seis regiões (Jardim São Guilherme, Vitória Régia, Mineirão, Brigadeiro Tobias, Campolim, Vila Carvalho) estavam em risco, com mais 3,9 pontos de índice larvário e outras três regiões (Jardim Simus, Éden e Habiteto) estavam em estado de alerta, com variações de 1 a 3,9 pontos.
Além disso, de janeiro até a última sexta-feira, a cidade já contabilizou 1.732 casos de dengue, sendo 1.671 autóctones (contraídos no próprio município) e 61 importados (contraídos em outras cidades), sendo que a maior parte dos casos foi diagnosticada no primeiro semestre deste ano - recorde de registros sorocabanos, em 2010 foram 365 casos e em 2009 apenas 7. Detalhe que a nova ADL foi desenvolvida em outubro passado e já diagnosticou que as nove regiões estão em situação satisfatória, com menos 1 ponto larvário. "Essa situação diagnosticada é o desejado sempre. Trata-se de um resultado multifatorial. O trabalho desenvolvido pela administração, como a campanha multidisciplinar de combate à dengue, o clima (que está mais fresco e sem chuvas) e a colaboração da população. Isso é muito positivo", afirmou a diretora.
Tanto é que a chamada área 1, na qual fazem partes as regiões dos bairros Mineirão, Vila Santana, Jardim Maria do Carmo, Jardim Iguatemi e Alto da Boa Vista, foi a que apresentou melhor índice larvário na ADL de outubro: zero. Porém, a área 9, compreendida por bairros das regiões da Vila Hortênsia, Granja Olga, Vila Sabiá e Brigadeiro Tobias, foi a que revelou maior nível de densidade larvária: 0,7. "Como tivemos um inverno e início de primavera com um período grande de estiagem, esta situação pode se reverter no início do verão, época de chuvas. Vale lembrar que os ovos do mosquito podem sobreviver por até um ano e semanalmente ainda recolhemos muitos possíveis criadouros nos nossos arrastões", avisou. Por conta disso ela aconselha que todos os sorocabanos mantenham os hábitos preventivos contra a dengue, eliminando todo e qualquer tipo de material que possa acumular água e, assim, evitar que se torne um criadouro do Aedes aegypti. 



Votorantim

Votorantim também está com menos de um ponto no índice larvário do Aedes aegypti, ou seja, em situação satisfatória para os critérios da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde, com dados de outubro passado. Por ser uma cidade de porte menor que Sorocaba, o município faz periodicamente o Levantamento de Índice Rápido (Lira) pelo governo do Estado, que avalia a infestação de lavras do mosquito transmissor da dengue. Os processos do Lira e da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) são semelhantes e resultam basicamente no mesmo diagnóstico, sendo que um é desenvolvido pelo Estado e outro pelo governo federal. Porém, apesar do baixo índice, a municipalidade garante também que é preciso manter os cuidados com o mosquito.

Segundo o chefe do controle de Zoonoses de Votorantim, Edson Almeida, o índice de larvas do município ficou em 0,6 pontos, com maior diagnóstico na região do Jardim Serrano. Ele detalhou que somente este ano, a cidade contabilizou 287 casos confirmados de dengue, sendo 17 deles importados. O último caso registro ocorreu em 13 de julho passado. E no ano passado foram 80 diagnósticos. "Esses resultados vão de encontro com nossas ações e o apoio da comunidade. Mas é preciso vigiar. Mesmo sendo realizado em outubro, o Lira é resposta do período de inverno, de estiagem. Temos que pensar no verão, quando teremos chuva", observou.
Tanto é que, segundo ele, no Serrano, por exemplo, o recolhimento de possíveis criadouros é elevado. "Há outra regiões, como do parque Bela Vista que constatamos muitos casos de plantas com vasos. São nesses lugares que pretendemos reforçar nossas ações", disse Almeida. A expectativa da administração é quanto o treinamento de dez novos funcionários que prestaram concurso e trabalharão na equipe da Zoonoses. Ainda não há data específica para início dos trabalhos, mas os novos funcionários deverão fortalecer as ações que hoje contam com apenas cinco profissionais. "O treinamento desses funcionários deve acontecer em breve. A intenção é que já estejam na equipe para o próximo verão", disse. (L.G.)

Dança de salão -

Notícia publicada na edição de 22/11/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno C

No próximo sábado, a partir das 21h, tem baile no salão do Apevo, em Votorantim (rua Antônio Fernandes,50), organizado pelo professor Ernesto. O convite custa R$ 20 e quem anima a noite é a banda Alphaville. Informações: (15) 3243-2410.

RESUMO SESSÃO LEGISLATIVA- VOTORANTIM


RESUMO SESSÃO LEGISLATIVA REALIZADA EM 21 DE NOVEMBRO DE 2011.

 

EXPEDIENTE RECEBIDO DOS SENHORES VEREADORES

 

2ª Leitura do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 01/11, de autoria dos Vereadores Marcos Antonio Alves, Pedro Nunes Filho, Marilene Newman Oliveira e Francisco Carlos Amorim, que dá nova redação ao § 2º do art. 33, e ao caput do artigo 38 da Lei Orgânica do Município de Votorantim.

 

Projeto de Lei nº 101/11, do Vereador Pedro Nunes Filho, que declara de Utilidade Pública a Associação Desportiva Social Votorantim – ADSV.

 

Emenda Substitutiva n° 02/11, de autoria da Comissão de Justiça ao Projeto de Lei nº 072/11, do Vereador Marcos Antonio Alves, que dispõe sobre proibição de comercialização e de uso de cerol ou de qualquer material cortante em linhas ou fios, usados para empinar pipas, e dá outras providências.

 

Emenda Aditiva nº 01/11, de autoria da Vereadora Solange de Oliveira Pedroso ao Projeto de Lei nº 097/11, que dispõe sobre a obrigatoriedade, no Município de Votorantim, de instalação de suporte e/ou gancho para bolsas e mochilas, nos sanitários de uso público feminino, masculino e para pessoas com deficiência, em estabelecimentos particulares e dá outras providências.

 

Projeto de Decreto Legislativo nº 26/11, do Vereador Lázaro Alberto de Almeida, que dispõe sobre a concessão do Título de Mérito Comunitário "Herbert de Souza", a Senhora Claudicéia Lima.

 

Projeto de Decreto Legislativo nº 27/11, da Vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico, que dispõe sobre a concessão do Título de "Honra ao Mérito" ao Senhor Décio Prado.

 

Requerimento Especial nº 110/11 do Vereador Heber de Almeida Martins, de congratulações com o Cantor Jurandir Fernando Paulino, pela gravação de seu primeiro CD.

 

Requerimento Especial nº 111/11 da Vereadora Solange de Oliveira Pedroso e do Vereador Francisco Carlos Amorim, de congratulações com o Reverendíssimo Senhor Padre Paulo Roberto Gonzáles, Pároco da Igreja São João Batista e Imaculada Conceição, pela comemoração de seu Jubileu de Prata (25 anos de Ordenação Sacerdotal).

 

Requerimento Especial nº 112/11 da Vereadora Marilene Newman Oliveira, de congratulações com os alunos das escolas de tempo integral da rede municipal de ensino e com toda equipe do Planeta Educação, pela participação na Mostra Cinema e Educação do CineFest Votorantim 2011.

 

Requerimento nº 551/11 do Vereador Fernando de Oliveira Souza, questionando o Sr. Prefeito sobre a possibilidade de aplicação de camada asfáltica na Rua José Carlos de Campos, no Bairro Ângelo Vial.

 

Requerimento nº 552/11 do Vereador Heber de Almeida Martins, questionando o Sr. Prefeito sobre a possibilidade de fazer uma reforma geral no Centro Esportivo "Antônio Poli", na Vila Nova Votorantim.

 

Requerimento nº 554/11 da Vereadora Solange de Oliveira Pedroso, questionando o Sr. Prefeito sobre a possibilidade de realização da sinalização de solo em toda a extensão da Rua Antônio de Almeida, na Vila Nova Votorantim.

 

Requerimento nº 555/11 do Vereador Lázaro Alberto de Almeida, questionando o Sr. Prefeito sobre as providências para a manutenção ou troca do portão principal do CERMAG - Centro Esportivo e Recreativo Municipal Aldovir Gori, no Rio Acima.

 

Requerimento nº 556/11 do Vereador Heber de Almeida Martins, questionando o Sr. Prefeito sobre a possibilidade de utilizar o espaço onde está instalada a Casa Abrigo para Adolescentes, na Avenida Luiz do Patrocino Fernandes, para desenvolver o Programa "Espaço Jovem", ou então, para abrigar uma creche para atender o Bairro do Rio Acima.

 

Requerimento nº 557/11 da Vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico, questionando o Sr. Prefeito se a causa que motivou a "interdição" da Cachoeira da Chave, para uso da população, tem relação com o tratamento do esgoto e de produtos químicos lançados nas águas, e pede outras informações correlatas.

 

Requerimento nº 558/11 da Vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico, questionando o Sr. Prefeito sobre quais eventos foram realizados pela empresa contratada através de "pregão", para prestar serviços de locação e operação de equipamentos de sonorização e iluminação nos eventos oficiais do Município, e pede outras informações correlatas.

 

Requerimento nº 559/11 da Vereadora Marilene Newman Oliveira, questionando o Sr. Prefeito sobre a possibilidade de providenciar a rearborização da Praça "Senador José Ermírio de Moraes", na Vila Dominguinho.

 

Requerimento nº 560/11 da Vereadora Marilene Newman Oliveira, questionando o Sr. Prefeito sobre a possibilidade de construir um campo de malha, na área localizada junto ao Centro Esportivo que está sendo construído na Rua Oswaldo Mezadre, no Jardim Mirante dos OVNIs.

 

Requerimento nº 561/11 do Vereador Fernando de Oliveira Souza, questionando à Gerência da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de Sorocaba, sobre providências com relação ao imóvel de nº 109, da Rua Benedita Eugênio de Melo, na Barra Funda, que está em perigo de desabamento.

 

 

Indicações nº 779 a 784/2011.

 

 

ORDEM DO DIA:

 

Projeto de Lei nº 091/11 com Emenda Substitutiva n° 01, do Vereador Pedro Nunes Filho, que dispõe sobre a obrigatoriedade, no Município de Votorantim, da instalação de máquinas de leitura ótica dos códigos de barras nos supermercados.

 

Projeto de Lei nº 092/11 com Emenda Substitutiva n° 01, do Vereador Pedro Nunes Filho, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais tipo "Shopping Center", com mais de 30 lojas, colocarem à disposição dos seus clientes e funcionários, serviços de atendimento médico e dá outras providências.

 

Projeto de Decreto Legislativo nº 18/11 do Vereador Fernando de Oliveira Souza, que dispõe sobre a concessão do Título de Mérito Comunitário "Herbert de Souza", ao Senhor David Cáceres.

 

Projeto de Decreto Legislativo nº 19/11 do Vereador Fernando de Oliveira Souza, que dispõe sobre a concessão do Título de "Cidadão Votorantinense" ao Senhor Sergio Marcus Laureano.

 

Projeto de Decreto Legislativo nº 20/11 do Vereador Fernando de Oliveira Souza, que dispõe sobre a concessão do Título de Mérito Comunitário "Herbert de Souza", a Senhora Terezinha Gonçalves de Camargo.

 

Projeto de Decreto Legislativo nº 21/11 da Vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico, que dispõe sobre a concessão do Título de Mérito Comunitário "Herbert de Souza", a Senhora Maria Apparecida Rossi Giradi.

 

Projeto de Decreto Legislativo nº 22/11 da Vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico, que dispõe sobre a concessão do Título de "Cidadão Votorantinense" ao Senhor Rodrigo de Melo Kriguer.

 

Projeto de Decreto Legislativo nº 23/11 do Vereador Lázaro Alberto de Almeida, que dispõe sobre a concessão do Título de "Cidadão Votorantinense" ao Senhor Paulo Henrique dos Santos Reis.

 

Projeto de Decreto Legislativo nº 24/11 do Vereador Lázaro Alberto de Almeida, que dispõe sobre a concessão do Título de Mérito Comunitário "Herbert de Souza", a Senhora Ruth de Campos Cardoso.

 

Projeto de Decreto Legislativo nº 25/11 do Vereador Marcos Antonio Alves, que dispõe sobre a concessão do Título de Mérito Comunitário "Herbert de Souza", ao Senhor Nelson Walter.

 

 

 



Thalyta Lima
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim

TV Votorantim - Mayara Cruz - Acidente no Rio Acima


Acidente envolvendo dois carros na Avenida Luiz do Patrocínio Fernandes, no bairro Rio Acima.

Votorantim: mulher fisga cadáver

TV Record Paulista

Assista a matéria: http://www.recordpaulista.com.br/portal/noticias/6974


Uma situação inusitada na cidade de Votorantim, região de Sorocaba. Uma mulher foi pescar com o marido e, em vez de fisgar um peixe, fisgou o corpo de um homem.

Pároco de São João Batista comemora amanhã 25 anos de ordenação sacerdotal

Diário de Sorocaba
 
O estimado padre Paulo Roberto Gonzales, vigário da Paróquia de São João Batista e da Imaculada Conceição, da cidade de Votorantim, estará celebrando nesta quarta-feira, dia 23, seu Jubileu de Prata Sacerdotal, com missa solene de ação de graças celebrada às 19h30 na Igreja Matriz, situada logo à entrada da cidade.

Nascido em Sorocaba a 10 de maio de 1957, filho de Cláudio e Julieta Ferreira Gonzales, o padre Paulo Roberto Gonzales foi ordenado sacerdote da Igreja pela imposição das mãos episcopais de dom José Lambert, então bispo diocesano e depois primeiro arcebispo metropolitano de Sorocaba, no dia 23 de novembro de 1986, festa litúrgica de Cristo Rei, em cerimônia realizada no Ginásio Municipal de Esportes. Criança e adolescente, morava no largo do Líder. Estudou em várias escolas, como o Sesi, a Escola Estadual "Dr. Júlio Prestes de Albuquerque", o "Estadão", e a OSE (Organização Sorocabana de Ensino). Chegou a cursar a então Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas, da Fundação Dom Aguirre, porém quando chegou ao escritório de Contabilidade sentiu o chamado e resolveu dar uma resposta ao apelo de Deus.

Iniciou ele sua formação filosófica no Seminário "São Carlos Borromeu" e concluiu no Seminário Maior de Aparecida, juntamente com a Universidade Salesiana. Fez Teologia em Ribeirão Preto e concluiu em São Paulo. Foi ordenado diácono em Araçoiaba da Serra no dia 7 de março de 1986, festa litúrgica de Santas Felicidade e Perpétua. Logo que foi ordenado sacerdote 25 anos atrás, assumiu como titular a Paróquia de São Francisco de Assis, de Vila Assis (1986-1987), em Sorocaba, e como vigário paroquial concomitantemente em Votorantim. Entre os anos 1988 e 2001, foi chanceler do (Arce)Bispado. Em 1989, assumiu pela primeira vez as funções de pároco da Comunidade de São João Batista e da Imaculada Conceição, de Votorantim, função que novamente passou a desempenhar a partir de março de 1999. Em 1992, quando iniciou seu estudo de Mestrado em Direito Canônico, na cidade do Rio de Janeiro, foi transferido para Sorocaba, primeiramente para a Paróquia de São Lucas, do bairro do Vergueiro, e em 1997 para a Paróquia de São José do Cerrado. Posteriormente concluiu, por outro lado, o seu Doutorado em Direito Canônico, em Buenos Aires (Argentina).

Em dezembro de 2002, dentro das comemorações do Jubileu de Diamante da Paróquia de São João Batista e da Imaculada Conceição, de Votorantim, lançou o CD "Pertenço a Ti", diante do incentivo dos paroquianos e amigos que pediam para que gravasse algumas músicas litúrgicas e de louvor; em 2006, veio um segundo: "Te Adoramos". Foi ainda, entre janeiro de 1999 e fevereiro de 2007, orientador espiritual do Movimento de Renovação Carismática Católica (RCC) na Arquidiocese. 

DIA-A-DIA A SERVIÇO DO REINO - Jubilando e feliz nesta passagem de seu 25º aniversário de ordenação sacerdotal, sobre o seu dia-a-dia o padre Paulo conta que, com a missão a ele confiada por Jesus, vai dividindo o seu tempo entre a Paróquia, o Tribunal Eclesiástico Arquidiocesano e o Instituto Superior de Teologia "João Paulo II", onde também leciona, com a apresentação do programa "Madrugada de Bênção", da TV Século 21, toda primeira sexta-feira de cada mês, da 23h45 às 2 horas, e semanalmente às quintas-feiras, das 21h30 às 22h30, "Ecclesia", com comentários oportunos sobre o Novo Catecismo da Igreja Católica, ambos ao vivo. "Tudo isso para ajudar o povo de Deus a descobrir a sua vocação de povo escolhido, capacitado, pronto para assumir os desafios da História", como salienta o sacerdote.

Sobre os 25 anos de ministério presbiterial, completados amanhã, padre Paulo emenda: "Sou feliz como sacerdote, como pastor, como presbítero e como padre. Em nome de Jesus Cristo e pelo Seu mandato, procuro ser sacerdote para santificar, pastor para ensinar, padre para governar e presbítero para viver em comunhão com o Arcebispo e os demais sacerdotes. E, nesta data gratificante, deixo os meus sinceros agradecimentos a todos e peço perdão pelas minhas falhas e orações para continuar entusiasmado pela causa do Reino".

Manicure é presa por tentar furtar roupas

Notícia publicada na edição de 22/11/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A
 
A manicure Fabrícia Batista Correa, 35 anos, foi presa na noite de domingo após ser flagrada com várias peças de roupas furtadas dentro da Loja Riachuelo, no Esplanada Shopping. Ainda em seu poder foram apreendidas outras peças que seriam de outro estabelecimento comercial.

Conforme registro policial feito no Plantão Sul, por volta das 20h o monitor R.W.S.S. viu a mulher retirando os lacres de seis peças de roupas: quatro blusas, uma saia e um shorts, avaliadas em R$ 216,90. A fiscal da loja, Z.F.S., foi avisada e deteve Fabrícia já fora do estabelecimento. As roupas foram recuperadas. Elas estavam numa sacola, junto com mais uma bermuda jeans e uma blusa rosa, também furtadas no shopping.

A acusada foi autuada em flagrante pela delegada Daniela Lara Góes, por tentativa de furto, e encaminhada para a cadeia pública de Votorantim.

Roubo em farmácia
Uma farmácia na avenida General Carneiro foi assaltada à 0h30 de ontem, por um bando armado com facas. Ninguém ficou ferido. Conforme a ocorrência policial, seis homens teriam entrado no estabelecimento e anunciado o assalto, depois fugiram com R$ 300 do caixa, dois celulares e documentos de funcionários, além de uma TV de 21 polegadas e dinheiro de clientes. As vítimas não souberam informar se os assaltantes estariam a pé ou com algum veículo. A farmácia não foi identificada a pedido de seus representantes.

Polícia identifica homem encontrado morto

Notícia publicada na edição de 22/11/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A

O homem encontrado morto no rio Sorocaba, em Votorantim, durante uma pescaria, foi identificado ontem. Trata-se do ajudante Rafael Leal Sandi, 34 anos. Desaparecido desde sábado, Rafael foi reconhecido no Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba, por um cunhado. De acordo com a ocorrência registrada ontem pela manhã na Delegacia Central de Votorantim, Rafael morava na cidade, no bairro Vossoroca.

O caso na polícia ainda continua como "morte suspeita", uma vez que somente exames periciais poderão indicar se os ferimentos na cabeça e em outras partes do corpo são decorrentes de espancamento ou podem ter sido causados por pedras no leito do rio, após a vítima ter caído e se afogado.

O cadáver foi descoberto por volta das 16h de domingo, quando uma mulher pescava com vara e anzol no trecho do rio próximo da Praça José Ermírio de Moraes, na Vila Dominguinhos. O corpo foi retirado das águas pelos bombeiros.

São Roque
O homem executado a tiros em São Roque, entre a noite da última quinta-feira e madrugada de sexta-feira, permanece sem identificação no Instituto Médico Legal (IML). Seu corpo foi encontrado às 7h30 de sexta-feira na estrada Mário de Almeida de Oliveira, no bairro rural Caetê, com 17 perfurações de tiros, das quais oito no lado esquerdo do corpo e as demais no pescoço. A vítima, de cor parda, vestia shorts azul e meias brancas. A Polícia Civil de São Roque investiga o crime.

A PARTIR DE HOJE: Poupatempo oferece serviços a 1,1 milhão de pessoas da região

Notícia publicada na edição de 22/11/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A
Telma Silvério


Logo na entrada, balcão conta com funcionárias que farão o primeiro atendimento - Por: Emídio Marques

Unidade fica na rua Leopoldo Machado, 525 - Por: Emídio Marques

Testes nos últimos quatro dias atenderam parentes de funcionários - Por: Emídio Marques


A partir de hoje Sorocaba e região contarão com os serviços públicos oferecidos pelo programa Poupatempo do Governo de São Paulo, que inaugura às 12h30, o 30.º posto fixo no Estado. O atendimento ao público começará a ser feito logo após a inauguração, que terá a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), entre outras autoridades. Instalada ao lado do Terminal São Paulo (rua Leopoldo Machado, 525), em área de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados, a unidade local tem capacidade para mais de 110 mil atendimentos mensais e deve beneficiar mais de 1,1 milhão de pessoas.

O posto de Sorocaba emprega 161 pessoas, sendo 63 servidores públicos e 98 terceirizados. A fase de treinamento foi concluída ontem, após quatro dias de atendimentos e testes de todo o sistema de informática. Entre os dias 16 e 21 de novembro as equipes tiveram oportunidade de receber e atender parentes e amigos, por meio de convites. Até às 14h de ontem - último dia dos testes - haviam atendido 610 pessoas. O órgão mais procurado foi o Instituto de Identificação, com 205 atendimentos. Durante essa fase os atendimentos eram das 10h às 16h. A média nesse período foi de 174 atendimentos/dia.

Para o vigilante Renato Mota dos Santos, de 32 anos, do bairro Lopes de Oliveira, a implantação do Poupatempo deve otimizar o tempo dos cidadãos que precisam de serviços públicos. "Num mesmo lugar você encontra vários órgãos e empresas", observa. Marido de uma das funcionárias do setor do Instituto de Identificação "Ricardo Gumbleton Daunt"/Polícia Civil, o vigilante conta que aprovou a estrutura do posto e atendimento. Ele aproveitou para tirar o RG e CPF da filha Stephanie, 6 anos. Embora o documento fique pronto em 24 horas, ele explica que deve retirar somente amanhã, dia seguinte a inauguração.

Os serviços mais procurados nas unidades são oferecidos pelo Instituto de Identificação e Detran, segundo informações da assessoria de comunicação do Programa Poupatempo. A unidade local deve oferecer mais de 50 serviços aos moradores de Sorocaba e de mais nove municípios da região (Alumínio, Araçoiaba da Serra, Itu, Piedade, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, Sarapuí e Votorantim).

Estrutura
Instalada numa área de 2.443 metros quadrados, a 30.ª unidade do Poupatempo terá acessos pela rua Leopoldo Machado (endereço oficial) e pela avenida Dom Aguirre. Hoje, devido a inauguração, o único acesso ao público se dará pela rua Leopoldo Machado, 525. No corredor da entrada principal está um totem com o guia dos serviços oferecidos e recepção para as informações; primeira à direita o setor de Triagem e senhas; Secretaria do Emprego; Secretaria da Fazenda; uma área destinada aos serviços oferecidos pela Prefeitura e agência dos Correios.

A Área do Acessa SP e E-Poupatempo contam com dez computadores (cinco para cada setor) e uma equipe de monitores para o auxílio nos serviços on-line e acessos à internet. Dependendo da necessidade os equipamentos do Acessa-SP podem ser utilizados pelo E-Poupatempo. Ao lado o Banco do Brasil, e à frente o Detran no mesmo corredor. Um balcão foi destinado somente para os serviços de licenciamento. Também existem duas salas para as consultas médicas, no caso da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Outro totem pode ser conferido próximo à outra entrada, ao lado os serviços de fotografia, sanitários e fraldários (seis femininos, seis masculinos e sanitários para cadeirantes). À frente o setor do Instituto de Identificação. Ao fundo a área administrativa fechada por vidros. As áreas de apoio identificadas (mapa) são ocupadas por vários setores, entre eles o CPD, almoxarifado, refeitório, vestiários e banheiros dos funcionários, além de um pequeno corredor na área externa, com bancos para o descanso da equipe. Toda a parte interna do prédio utiliza o máximo de iluminação natural possível.

Tempo e espera
A implantação do Poupatempo em Sorocaba foi prometida pela primeira vez em 2006, pelo então governador do Estado, Cláudio Lembo. Entre 2007 e 2008 uma área foi doada ao município, ao lado do Terminal São Paulo. As obras efetivamente só tiveram início no dia 12 de agosto de 2010, após uma licitação que se arrastou pelo ano de 2009. Venceu a licitação por R$ 3,7 milhões a Casa Grande Prestadora de Serviços e Construções. Para contratações, treinamentos de pessoal e administração do posto foi formado o Consórcio Poupatempo, pela Projecto-Gestão, Assessoria e Serviços Ltda e Mazzini Administração e Empreitas Ltda. As duas venceram a licitação por R$ 32,5 milhões.

Confira os serviços oferecidos pelo Poupatempo Sorocaba:
Acessa São Paulo

 Acesso gratuito à internet
e-poupatempo
Serviços públicos disponíveis na internet

Empresa Brasileira de Correios 

Postagem de carta comercial simples e registrada
Postagem de carta não comercial simples e registrada
Postagem de impresso simples e registrado
Postagem de Sedex
Solicitação de CPF
Solicitação de 2a via de Certidão (Casamento, Nascimento, Óbito e Negativa de Protesto)
Venda de selos e produtos
Central de Atendimento dos Correios:
Diariamente, das 8h às 22h
3003-0100 para capitais, regiões metropolitanas e cidades-sede de DDD (ligação local)
0800 725 7282 para demais localidades brasileiras (ligação gratuita)

Departamento Estadual de Trânsito (Detran) 

Adição de categoria primeira fase
Alteração de dados em Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Atualização de endereço no Cadastro do Veículo
Cadastro para 1a Habilitação primeira fase
Emissão de outra via original do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
Emissão de Certidão de Prontuário de Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Emissão de 2a via de Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Licenciamento anual de veículos Mudança de categoria primeira fase
Reabilitação de condutor primeira fase
Renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Substituição da Permissão para Dirigir pela CNH

Polícia Civil/Instituto de Identificação "Ricardo Gumbleton Daunt" (I.I.R.G.D.)

 Declaração de Extravio da Carteira de Identidade*
Emissão de Atestado de Antecedentes Criminais
Emissão de Carteira de Identidade
(*) Só pode ser solicitada por cidadãos que tenham sua
Carteira de Identidade emitida no Estado de São Paulo.
Se o cidadão tiver outros documentos extraviados ou sua
Carteira de Identidade for de outro Estado, ele deve fazer
um Boletim Eletrônico de Ocorrência.

Banco do Brasil 

Recebimento de taxas e tributos referentes
aos serviços oferecidos no Poupatempo

SERT Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

 Cadastro no Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef)
Cadastro de candidatos a emprego/empresa
Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social
Emissão de 2a via de Carteira de Trabalho e Previdência Social
Emissão de via de continuação de Carteira de Trabalho e Previdência Social

Informações e orientações

 Cursos de formação profissional

Secretaria da Fazenda 

Certidão Negativa/Positiva de Tributos Estaduais
Certificado de pagamento da GARE-DR, do ICMS da MILT e do IPVA
Consulta sobre IPVA
Emissão de 2a via de IPVA
Restituição de IPVA
Desbloqueio de veículo para pagamento de Taxa de Licenciamento ou Transferência
Emissão de DPVAT
Consulta sobre DPVAT
Desbloqueio de senha no Programa Nota Fiscal Paulista

Informações e consultas 

Relação de contribuintes cassados
Relação dos postos fiscais

Serviços de Apoio

 Fotocopiadora
Serviços de fotografia

Poupatempo Sorocaba 

Rua Leopoldo Machado, 525, Centro
Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Sábado, das 9h às 13h
Internet
www.poupatempo.sp.gov.br

Disque Poupatempo

 0800-772 36 33 (ligação gratuita)
Segunda a sexta-feira - das 7h às 20h
Sábado - das 6h30 às 15h

* Fonte: Assessoria de Comunicação do Programa Poupatempo

Ouça a Rádio Votorantim